Educação ambiental: do projeto político-pedagógico à sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.623Palabras clave:
Educação Ambiental. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental. Projeto Político-Pedagógico.Resumen
o presente trabalho tem como objetivo discutir a Educação Ambiental a partir da prática pedagógica realizada em escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Araraquara/SP, e se refere à pesquisa em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado, da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara. Parte da análise das propostas de Educação Ambiental contidas nos projetos político-pedagógicos das unidades escolares envolvidas na pesquisa, de entrevistas com os coordenadores pedagógicos das escolas sobre a organização dessas propostas e culmina com a apreciação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores sobre a temática. Tratase de um estudo fundamentado numa abordagem qualitativa e se baseia na concepção de Educação Ambiental como um processo de ensino-aprendizagem voltado à construção e exercício da cidadania, considerando que o trabalho com o tema Meio Ambiente deve proporcionar experiências para uma prática social concreta, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes numa realidade comprometida com a vida. As informações coletadas são analisadas com base em documentação oficial e em autores que abordam a educação ambiental formal.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.