ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PÚBLICA DE QUALIDADE: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES DA GESTÃO EDUCACIONAL

Autores/as

  • José Aguiar NOBRE
  • Samuel MENDONÇA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.03.p25

Palabras clave:

Anísio Teixeira, Educação democrática, Gestão educacional, Escola pública

Resumen

Este artigo, de cunho teórico, circunscrito ao campo da ilosoia da educação, trata da questão da educação democrática e pública de qualidade em Anísio Teixeira e seus impactos para a gestão educacional. O problema diz respeito à pergunta: qual a relação entre a gestão da educação e a sociedade democrática a partir do pensamento pedagógico de Anísio Teixeira? Com o objetivo de revisitar o pensamento de Anísio Teixeira e mostrar sua potência para discussões em torno de políticas públicas em geral, e da gestão educacional de forma particular, argumenta-se sobre a concepção de democracia que não se restringe à forma de governo, mas, justamente, diz respeito a uma nova organização social, em que se buscam oferecer a todos os indivíduos iguais oportunidades e iguais responsabilidades para a expansão livre de seus valores. Discute-se acerca da necessidade de constante avaliação sobre as potencialidades disponíveis na comunidade dos usuários da escola pública para sua participação na gestão democrática, medindo os obstáculos a im de que eles não acabem por sufocar as potencialidades da comunidade. Os resultados consistem em admitir que a luta pela democratização do acesso à boa educação e permanência na escola com sucesso necessita de um ensino que se oriente no sentido de conduzir o estudante a ser sujeito de seu aprendizado, fazendo dele um cidadão habilitado na compreensão e condução de sua vida.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • José Aguiar NOBRE

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Samuel MENDONÇA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-09-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

NOBRE, J. A., & MENDONÇA, S. (2016). ANÍSIO TEIXEIRA E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA E PÚBLICA DE QUALIDADE: REFLEXÕES ACERCA DAS IMPLICAÇÕES DA GESTÃO EDUCACIONAL. Educação Em Revista, 17(2). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.03.p25