Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil

Autores/as

  • Elieuza Aparecida de LIMA¹
  • Suely Amaral MELLO²

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604

Palabras clave:

infância, lúdico, teoria histórico-cultural.

Resumen

este trabalho advém de investigação teórica e prática realizada no curso de doutoramento. Nesta investigação, relacionamos os conceitos de infância, criança e atividade lúdica para compreender as interfaces da educação infantil de três a seis anos. Sob a ótica da teoria histórico-cultural e de outros estudos relacionados à infância, depreendemos que existem diferentes conceitos de criança e de infância, o que implica no papel desempenhado pela atividade lúdica na educação infantil. Superando conceitos restritivos, constrói-se a idéia da criança como sujeito ativo e protagonista das atividades das quais participa. Desta concepção emerge a infância como construção social e a atividade lúdica como fazer propulsor de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A partir destas idéias, a educação infantil envolve a garantia dos direitos da criança, dentre eles, o direito à brincadeira

Biografía del autor/a

  • Elieuza Aparecida de LIMA¹
      
  • Suely Amaral MELLO²
      

Publicado

2021-09-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil. (2021). Educação Em Revista, 7(1-2), 17-30. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604