Infância e lúdico: reflexões para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.604Keywords:
infância, lúdico, teoria histórico-cultural.Abstract
este trabalho advém de investigação teórica e prática realizada no curso de doutoramento. Nesta investigação, relacionamos os conceitos de infância, criança e atividade lúdica para compreender as interfaces da educação infantil de três a seis anos. Sob a ótica da teoria histórico-cultural e de outros estudos relacionados à infância, depreendemos que existem diferentes conceitos de criança e de infância, o que implica no papel desempenhado pela atividade lúdica na educação infantil. Superando conceitos restritivos, constrói-se a idéia da criança como sujeito ativo e protagonista das atividades das quais participa. Desta concepção emerge a infância como construção social e a atividade lúdica como fazer propulsor de aprendizagens e desenvolvimento infantil. A partir destas idéias, a educação infantil envolve a garantia dos direitos da criança, dentre eles, o direito à brincadeiraDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.