O PÚBLICO, O ESTATAL E O PRIVADO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Nicholas DAVIES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.03.p19

Palabras clave:

Público. Privado. Pensamento educacional brasileiro

Resumen

O artigo faz um levantamento das discussões travadas sobretudo entre educadores no campo
progressista/marxista na década de 1980/1990 em torno das noções do público, do estatal e do privado em
educação, com o objetivo de mapear pontos consensuais e divergentes e também lacunas, insuficiências e
contradições entre eles, para oferecer uma contribuição na construção de um conceito de educação pública. O
estudo se baseia em textos, artigos ou capítulos de livros de tais autores e, dentre as várias posições sobre o tema,
ressaltamos as seguintes: (1) a escola estatal é espaço de confronto de interesses privados; (2) a sua burocracia
é marcada pelo clientelismo; (3) o importante é o seu funcionamento e uso, não a sua propriedade; (4) não se
deve confundir o espaço público com o espaço estatal; (5) é preciso imprimir um caráter popular à escola estatal,
sob o controle da sociedade civil.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nicholas DAVIES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2016-03-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

DAVIES, N. (2016). O PÚBLICO, O ESTATAL E O PRIVADO NO PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Educação Em Revista, 17(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.03.p19