AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.07.p97Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Diiculdades em Matemática, Concepções dos alunos sobre a Matemática.Resumen
Este texto descreve algumas relexões sobre as diiculdades no processo de ensino e aprendizagem que a disciplina de Matemática apresenta. O presente artigo trata de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, envolvendo sessenta e seis alunos da segunda série do Ensino Médio. A partir de questionários abertos buscou-se veriicar as concepções dos estudantes, a respeito da Matemática, a receptividade e a identiicação da matéria e, notadamente, a investigação sobre quais seriam,
para eles, as diiculdades, os obstáculos e as barreiras que o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos podem determinar. Outras questões permitiram avaliar as opiniões dos alunos sobre quais ações o professor, eles mesmos e a escola deveriam proceder para se aprender Matemática. Assim, os objetivos desta pesquisa foram analisar as ideias e as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre a Matemática e suas diiculdades. A análise realizada foi do tipo descritiva com enfoques qualitativo e quantitativo. Os resultados apresentados
evidenciaram o levantamento de algumas questões que encaminham futuras discussões e podem fornecer alternativas para o professor desse nível de ensino utilizar como prevenção das diiculdades de aprendizagem, nas aulas de Matemática, para minimizar o fracasso escolar.
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