AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO SOBRE AS DIFICULDADES EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.07.p97Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Diiculdades em Matemática, Concepções dos alunos sobre a Matemática.Resumen
Este texto descreve algumas relexões sobre as diiculdades no processo de ensino e aprendizagem que a disciplina de Matemática apresenta. O presente artigo trata de um estudo realizado em uma escola pública da cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, envolvendo sessenta e seis alunos da segunda série do Ensino Médio. A partir de questionários abertos buscou-se veriicar as concepções dos estudantes, a respeito da Matemática, a receptividade e a identiicação da matéria e, notadamente, a investigação sobre quais seriam,
para eles, as diiculdades, os obstáculos e as barreiras que o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos podem determinar. Outras questões permitiram avaliar as opiniões dos alunos sobre quais ações o professor, eles mesmos e a escola deveriam proceder para se aprender Matemática. Assim, os objetivos desta pesquisa foram analisar as ideias e as concepções dos alunos do Ensino Médio sobre a Matemática e suas diiculdades. A análise realizada foi do tipo descritiva com enfoques qualitativo e quantitativo. Os resultados apresentados
evidenciaram o levantamento de algumas questões que encaminham futuras discussões e podem fornecer alternativas para o professor desse nível de ensino utilizar como prevenção das diiculdades de aprendizagem, nas aulas de Matemática, para minimizar o fracasso escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.