FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NOS ESTÁGIOS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.06.p83Palabras clave:
Portfólios. Autorregulação da aprendizagem. Formação inicial de professores. Matemática.Resumen
O artigo apresenta a análise de portfólios escritos por estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática a Distância, solicitados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, com o objetivo de evidenciar as relexões e aprendizagens produzidas por esses estudantes na organização da rotina enquanto professores estagiários. Tendo como base teórica o construto da autorregulação da aprendizagem e utilizando
como método de análise de dados a análise textual discursiva, buscamos revelar o uso de estratégias autorregulatórias durante o desenvolvimento das rotinas do estágio desses futuros proissionais. No inal da pesquisa, percebemos que os estudantes revelaram em suas ações um comportamento autorregulado durante o planejamento, ao identiicarem suas dificuldades e anteciparem resultados; na execução ao buscarem as melhores
estratégias para ensinar; e na avaliação das aulas ministradas, sendo que a relexão sobre o estágio desenvolvido foi um momento marcante em toda atuação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.