PROFESSORA OU BABÁ? CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.04.p35Palabras clave:
Educação Infantil, Formação docente, Formação profissional, Ensino Fundamental de nove anos.Resumen
Esta pesquisa buscou compreender as concepções de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental sobre sua profissão docente, visando conhecer como se veem enquanto professoras de crianças de 6 anos de idade, as quais, recentemente, deixaram de fazer parte da Educação Infantil e passaram a fazer parte do Ensino Fundamental. Analisamos as possibilidades de mudança nessas concepções a partir do exercício profissional, por meio de entrevistas semiestruturadas, com professoras que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, situadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Procuramos identificar
o que pensam sobre o trabalho do profissional professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Ao analisarmos os dados, percebemos que a prática docente ajuda essas profissionais a reverem alguns conceitos estudados à época da formação inicial e que a dicotomia entre o cuidar e o educar ainda tem força. Também verificamos o quanto a mudança no Ensino Fundamental de nove anos, apesar de ser importante, está ligada a desvalorização da Educação Infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.