PROFESSORA OU BABÁ? CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE

Authors

  • Luciana Pereira da Silva LOPES
  • Heloísa Helena de Oliveira AZEVEDO

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.04.p35

Keywords:

Educação Infantil, Formação docente, Formação profissional, Ensino Fundamental de nove anos.

Abstract

Esta pesquisa buscou compreender as concepções de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental sobre sua profissão docente, visando conhecer como se veem enquanto professoras de crianças de 6 anos de idade, as quais, recentemente, deixaram de fazer parte da Educação Infantil e passaram a fazer parte do Ensino Fundamental. Analisamos as possibilidades de mudança nessas concepções a partir do exercício profissional, por meio de entrevistas semiestruturadas, com professoras que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, situadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Procuramos identificar
o que pensam sobre o trabalho do profissional professor na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Ao analisarmos os dados, percebemos que a prática docente ajuda essas profissionais a reverem alguns conceitos estudados à época da formação inicial e que a dicotomia entre o cuidar e o educar ainda tem força. Também verificamos o quanto a mudança no Ensino Fundamental de nove anos, apesar de ser importante, está ligada a desvalorização da Educação Infantil.

Author Biographies

  • Luciana Pereira da Silva LOPES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Heloísa Helena de Oliveira AZEVEDO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2015-08-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PROFESSORA OU BABÁ? CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. (2015). Educação Em Revista, 16(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.04.p35