EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM: UM OLHAR DOS DISCENTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO E SUA PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3561Palabras clave:
ENEM, Ensino Médio, Ensino SuperiorResumen
O presente estudo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola do município de Benjamin Constant- AM, tendo como objeto de estudo analisar as concepções, oportunidades e os desaios enfrentados pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio na tentativa de ingressar no Ensino Superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostrando assim as possibilidades oferecidas pelo programa. O trabalho foi realizado através da pesquisa-ação em uma abordagem quantitativa/qualitativa, sob a orientação do método indutivo. Os dados foram coletados através de observações e questionários envolvendo alguns alunos inscritos no exame em 2013. A pesquisa mostra o número de alunos inscritos no ENEM de 2013, veriicando as concepções que eles têm frente às oportunidades que os programas do Governo Federal oferecem através dos resultados do ENEM, bem como os desaios enfrentados pelos discentes do 3° ano, averiguando as contribuições de caráter seletivo e avaliativo do exame. Durante o trabalho foi elaborada uma cartilha informativa sobre o ENEM socializando-a com os discentes. Com este trabalho pode-se compreender que é fundamental que as escolas possam capacitar os alunos do ensino básico, para a realização deste exame que oferece oportunidades de acesso ao ensino superior.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.