Educação para a Sexualidade: Intervenção em um Grupo de Adolescentes Assistidos pelo Cras, a partir do Conhecimento de suas Representações Sociais em Relação às Dst/Aids

Autores/as

  • Amauri Rogério Christovam
  • Caroline Thomazelli
  • Karol Conti Frabetti
  • Laísa Aparecida Moretto
  • Nilma Renildes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2811

Palabras clave:

Representações sociais, Adolescência, Educação para a sexualidade

Resumen

A Teoria Psicológica Sócio-Histórica compreende o desenvolvimento humano como constituído nase pelas relações sociais e históricas, sendo a adolescência um momento significado e construído - logo, histórico. A Psicologia Social, nesta abordagem teórica, propõe, entre outras, a categoria Representações Sociais (RS) para análise e discussão dos fenômenos psicossociais. Este trabalho objetivou investigar as RS de adolescentes sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) por meio de um questionário, visando conhecer suas vulnerabilidades ao contágio das DST/AIDS. Após essa identificação, foi realizada uma intervenção, por meio de um grupo focal com adolescentes de 11 a 15 anos, usuários dos serviços do CRAS de uma cidade do interior paulista, a fim de oferecer subsídios em relação à educação para a sexualidade. Conforme os dados coletados e discutidos, pode-se afirmar que, dentre as múltiplas determinações do aumento da incidência de DST/AIDS, conforme o Boletim Epidemiológico de 2011/MS, o desconhecimento sobre práticas sexuais seguras contribui para a vulnerabilidade de adolescentes. Enfatiza-se a necessidade de conhecer suas RS ao propor uma intervenção, para que não se reproduzam imposições de "pacotes de conscientização de práticas sexuais seguras"de maneira homogênea e universal, que pouco contribui na promoção à saúde.

Publicado

2021-09-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Educação para a Sexualidade: Intervenção em um Grupo de Adolescentes Assistidos pelo Cras, a partir do Conhecimento de suas Representações Sociais em Relação às Dst/Aids. (2021). Educação Em Revista, 13(1), 97-114. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2012.v13n1.2811