Educação Rural e as Contradições do Sistema de Ensino: O caso da Escola Família Agrícola do Sertão

Autores/as

  • Diana Anunciação SANTOS
  • Lídia Maria Pires Soares CARDEL

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2486

Palabras clave:

Educação Rural. Escola Família Agrícola. Campesinato.

Resumen

As contradições do sistema de ensino brasileiro gestam um movimento que tem por perspectiva melhorar a condição de vida e trabalho no campo. Este processo pretende promover o desenvolvimento local através do ensino calcado na realidade cotidiana desta população. Destarte, o processo educativo formal não é percebido isoladamente sem manter relações com a vida familiar e social dos educandos, mas é direcionado pela relação dicotômica e dialógica estabelecida entre ensino e trabalho, participação comunitária, responsabilidade social e sustentabilidade. A Escola Família Agrícola do Sertão se enquadra neste modelo e sua peculiaridade está na utilização da pedagogia da alternância aplicada à valorização do modus vivendi camponês, transformando os jovens em mediadores das ações, reforçando a mobilização e organização comunitária, viabilizando o crescimento da agricultura familiar e das técnicas pautadas numa convivência harmoniosa com o semi-árido.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTOS, D. A., & CARDEL, L. M. P. S. (2021). Educação Rural e as Contradições do Sistema de Ensino: O caso da Escola Família Agrícola do Sertão. Educação Em Revista, 12(2), 41-58. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2486