Educação Rural e as Contradições do Sistema de Ensino: O caso da Escola Família Agrícola do Sertão
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2486Keywords:
Educação Rural. Escola Família Agrícola. Campesinato.Abstract
As contradições do sistema de ensino brasileiro gestam um movimento que tem por perspectiva melhorar a condição de vida e trabalho no campo. Este processo pretende promover o desenvolvimento local através do ensino calcado na realidade cotidiana desta população. Destarte, o processo educativo formal não é percebido isoladamente sem manter relações com a vida familiar e social dos educandos, mas é direcionado pela relação dicotômica e dialógica estabelecida entre ensino e trabalho, participação comunitária, responsabilidade social e sustentabilidade. A Escola Família Agrícola do Sertão se enquadra neste modelo e sua peculiaridade está na utilização da pedagogia da alternância aplicada à valorização do modus vivendi camponês, transformando os jovens em mediadores das ações, reforçando a mobilização e organização comunitária, viabilizando o crescimento da agricultura familiar e das técnicas pautadas numa convivência harmoniosa com o semi-árido.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.