Educação do Campo e Escola Ativa: contradições na política educacional no Brasil

Autores/as

  • Marlene Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2485

Palabras clave:

Educação do campo. Escola ativa. Política educacional.

Resumen

O artigo trata da educação do campo como proposta do Movimento Camponês para superar a educação rural que, associada aos processos de expropriação da terra e subordinação dos agricultores, nega estes trabalhadores enquanto sujeitos de produção de conhecimentos, saberes e culturas. Tem por objetivo captar as contradições da política governamental, que admite a educação do campo conquistada pelo Movimento Camponês, mas implementa o Programa Escola Ativa para escolas multisseriadas rurais, como política oficial do MEC. A importância do estudo consiste em produzir conhecimentos para subsidiar o Movimento Por uma Educação do Campo, fortalecendo a proposta oriunda deste Movimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ribeiro, M. (2021). Educação do Campo e Escola Ativa: contradições na política educacional no Brasil. Educação Em Revista, 12(2), 23-40. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2485