Educação do Campo e Escola Ativa: contradições na política educacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2485Palabras clave:
Educação do campo. Escola ativa. Política educacional.Resumen
O artigo trata da educação do campo como proposta do Movimento Camponês para superar a educação rural que, associada aos processos de expropriação da terra e subordinação dos agricultores, nega estes trabalhadores enquanto sujeitos de produção de conhecimentos, saberes e culturas. Tem por objetivo captar as contradições da política governamental, que admite a educação do campo conquistada pelo Movimento Camponês, mas implementa o Programa Escola Ativa para escolas multisseriadas rurais, como política oficial do MEC. A importância do estudo consiste em produzir conhecimentos para subsidiar o Movimento Por uma Educação do Campo, fortalecendo a proposta oriunda deste Movimento.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.