Educação do Campo e Escola Ativa: contradições na política educacional no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n2.2485Keywords:
Educação do campo. Escola ativa. Política educacional.Abstract
O artigo trata da educação do campo como proposta do Movimento Camponês para superar a educação rural que, associada aos processos de expropriação da terra e subordinação dos agricultores, nega estes trabalhadores enquanto sujeitos de produção de conhecimentos, saberes e culturas. Tem por objetivo captar as contradições da política governamental, que admite a educação do campo conquistada pelo Movimento Camponês, mas implementa o Programa Escola Ativa para escolas multisseriadas rurais, como política oficial do MEC. A importância do estudo consiste em produzir conhecimentos para subsidiar o Movimento Por uma Educação do Campo, fortalecendo a proposta oriunda deste Movimento.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.