PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: REVISÃO E CRÍTICAS

Autores/as

  • Profa. Dra. Cláudia da Mota Darós Parente
  • Iranilde Ferreira Miguel Unesp/Marília
  • Zelina Cardoso Grund Unesp/Marília

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024011

Palabras clave:

Políticas Públicas, Educação em Tempo Integral, Ensino Médio

Resumen

O artigo tem como objetivo sistematizar aspectos da formulação e da implementação do Programa Ensino Integral na rede estadual de ensino de São Paulo. Por meio de pesquisa documental e bibliográfica, apresenta-se um panorama da educação em tempo integral no Brasil e no Estado de São Paulo. No contexto da Reforma do Ensino Médio, repleta de críticas e incongruências, o Programa Ensino Integral ampliou significativamente a oferta de educação em tempo integral. Porém, são reiteradas as críticas ao programa em função de seu modelo gerencial com repercussões no currículo e na gestão pedagógica, inclusive gerando desigualdades entre as unidades escolares.

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Publicado

2024-06-03

Número

Sección

Dossiê: Políticas de ampliação da jornada escolar na educação básica: o tempo como aliado da educação integral

Cómo citar

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: REVISÃO E CRÍTICAS. (2024). Educação Em Revista, 25, e024011. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024011