Do ensino da filosofia: estratégias interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1539Palabras clave:
Ensino Médio. Ensino de Filosofia. InterdisciplinaridadeResumen
Partindo do pressuposto de que a formação, que se espera da educação escolar, é um processo de busca de uma condição marcada por maior autonomia do sujeito educando, processo que é tarefa conjunta de todo o currículo, sendo assim responsabilidade de todas as disciplinas, o artigo reafirma e explicita o papel específico do componente filosófico nessa formação. Sugere estratégia interdisciplinar no desenvolvimento do trabalho didático-pedagógico para o ensino de Filosofia no curso médio, articulando as demais disciplinas do currículo. Defende que esse modo de lidar com a Filosofia em situação de ensino, além de tornar a atividade didática mais gratificante e motivadora, consegue, com maior fecundidade pedagógica, subsidiar o adolescente a compreender o sentido de sua experiência existencial no âmbito do sentido da existência humana em geral, compreensão essa que é considerada o objetivo intrínseco da formação filosófica. Apresenta, ao final, um esquema sucinto de um exercício de programação integrando as disciplinas do curso médio, destacando os elementos temáticos que lhes são comuns.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.