Fundamento teórico-metodológico do ensino de Filosofia Theoretical-methodological fondations

Autores/as

  • José Benedito de ALMEIDA JÚNIOR

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1536

Palabras clave:

Filosofia. Ensino. Metodologia

Resumen

Este artigo tem por objetivo propor um fundamento teórico-metodológico para o ensino de Filosofia, oriundo da própria Filosofia. Trata-se da proposta de Victor Goldschmidt, formulada como tempo lógico e tempo histórico, na interpretação de sistemas  filosóficos. Serão avaliados aspectos positivos e negativos de ambas as perspectivas. Consideramos que o ensino de Filosofia abrange duas tarefas: ensinar história da Filosofia ou os conceitos dos filósofos e ensinar a  filosofar. Analisando textos recentes sobre o assunto, este artigo procura demonstrar que os atuais estudiosos deveriam observar que ensinar história da Filosofia e os conceitos dos  filósofos não é apenas transmissão de informações, e que deve ser tão cuidadosamente estudada quanto a tarefa de ensinar a filosofar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-09-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

JÚNIOR, J. B. de A. (2021). Fundamento teórico-metodológico do ensino de Filosofia Theoretical-methodological fondations. Educação Em Revista, 12(1), 39-50. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1536