Fundamento teórico-metodológico do ensino de Filosofia Theoretical-methodological fondations
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2011.v12n1.1536Palabras clave:
Filosofia. Ensino. MetodologiaResumen
Este artigo tem por objetivo propor um fundamento teórico-metodológico para o ensino de Filosofia, oriundo da própria Filosofia. Trata-se da proposta de Victor Goldschmidt, formulada como tempo lógico e tempo histórico, na interpretação de sistemas filosóficos. Serão avaliados aspectos positivos e negativos de ambas as perspectivas. Consideramos que o ensino de Filosofia abrange duas tarefas: ensinar história da Filosofia ou os conceitos dos filósofos e ensinar a filosofar. Analisando textos recentes sobre o assunto, este artigo procura demonstrar que os atuais estudiosos deveriam observar que ensinar história da Filosofia e os conceitos dos filósofos não é apenas transmissão de informações, e que deve ser tão cuidadosamente estudada quanto a tarefa de ensinar a filosofar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.