Reflexão Discente

uma abordagem das significações do termo

Autores/as

  • Lidianne SALVATIERRA Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023014

Palabras clave:

educação libertadora, problematização, processo de ensino-aprendizagem

Resumen

Este trabalho objetivou identificar os significados atribuídos ao termo “Reflexão Discente” e suas variações presentes em publicações acadêmicas entre 2017 e 2022. De abordagem qualitativa, o Corpus formado por 116 estudos foi composto a partir de critérios de inclusão e exclusão após a análise de trabalhos acadêmicos recolhidos nas bases de dados do Google Acadêmico, SciELO, Periódicos do Portal da CAPES e BDTD. Os resultados sinalizaram para três significados atrelados aos termos investigados e foram categorizados como “Objetivo docente”, “Autorreflexão” e “Conscientização Sociocultural”. A discussão das categorias aponta para o processo reflexivo dos estudantes como ato emancipatório, de autoconhecimento e consequente importância para a construção da sua autonomia enquanto indivíduo, e de importante ferramenta de transformação social. Porém, a indicação da reflexão discente como um dos objetivos do docente foi a principal menção nos trabalhos analisados. Os significados atribuídos invariavelmente evocam o estímulo à aprendizagem contextualizada e crítica dos docentes.

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Biografía del autor/a

  • Lidianne SALVATIERRA, Universidade Federal do Tocantins

    licenciada e bacharel (2008) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Concluiu o Mestrado (2011) e Doutorado (2016) em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Participou do Ciências Sem Fronteiras com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE) na The George Washington University. Desenvolveu o Pós-Doutorado através do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da CAPES pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente é Professora Adjunta I do curso de Biologia da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Campus de Araguaína - CIMBA.

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Publicado

2023-08-11

Cómo citar

SALVATIERRA, L. (2023). Reflexão Discente: uma abordagem das significações do termo. Educação Em Revista, 24, e023014. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023014