Atribuição de estereótipos de gênero por profissionais da educação a estudantes da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022.v23n1.p249Palabras clave:
Estereótipos, Gênero, EducaçãoResumen
Buscando compreender as percepções de profissionais da educação básica sobre questões de gênero, a presente pesquisa teve por objetivo investigar o conteúdo dos estereótipos de gênero atribuídos pelos profissionais da educação às meninas-estudantes e aos meninos-estudantes da Educação Básica, com a utilização do instrumento Checklist. Participaram da pesquisa 126 profissionais da educação, com predominância do sexo feminino (86,5%), oriundos do Distrito Federal (39,7%), nível superior completo e com idade de 20 a 62 (M=35,51; DP=11,25). Com a utilização do instrumento Checklist, foram realizados Testes T de medidas repetidas, podendo verificar o processo de estereotipização dentre os profissionais da educação. Foi observado a divisão de três categorias: adjetivos “positivos” às meninas-estudantes, negativos aos meninos-estudantes e não representativos de estereótipos às meninas e aos meninos. Discutiu-se o impacto da atribuição de estereótipos na prática pedagógica dos profissionais da educação.
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