OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9359Keywords:
Parâmetros curriculares, ensino fundamental, formação do cidadão, democracia, participação, comunidadeAbstract
Este ensaio, baseado em resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento como tese de doutorado na FE-USP, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)' do Ensino Fundamental, elaborados pelo MEC, do ponto de vista do objetivo maior estabelecido pelo documento para esse nível de ensino: a formação do cidadão. O recorte feito para essa análise compreende a discussão dos conceitos de democracia, participação e comunidade empregados no documento, considerados essenciais para que se dê conta da tarefa estabelecida para o ensino fundamental; relaciona as diretrizes ministeriais com outras políticas formuladas pelo MEC; e, detendo-se no desenho curricular proposto pelos PCNs, procura verificar como se articulam áreas e temas transversais.
Downloads
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.