Marabaixo as a didactic-pedagogical component for the positive signification of the black child's racial identity

Authors

  • Cleidiane Colins Gomes Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6798-7039
  • Piedade Lino Videira Universidade Federal do Amapá
  • Angela Maria Scalabrin Coutinho Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p31

Keywords:

Marabaixo. Crianças Negras. Lei 10.369/03. Educação Infantil. Possibilidades didáticas.

Abstract

Education for ethnic-racial relations presupposes the  strengthening of identities and rights, a principle
highlighted in Opinion CNE/CP 003/2004, which establishes the National Curriculum Guidelines for the
Education of Ethnic-racial Relations. In this sense, the article presents didactic strategies and possibilities to
implement Law 10.639/03 in the municipal schools of Macapá, through the cultural legacy and Africanities
present in Marabaixo, configuring itself as a didactic-pedagogical component. It is a qualitative text and uses a semi-structured interview with residents of local black communities, as they are participants/organizers, heirs,
and guardians of these cultural manifestations, as children of the community who carry with them knowledge
passed on by their ancestors. It is concluded that through Marabaixo it is possible to promote the positive
meaning of the racial identity of black children in Early Childhood Education.

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Author Biographies

Cleidiane Colins Gomes, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Letras/português e suas Respectivas Literaturas pela Faculdade de Macapá (FAMA)
Especialização em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Mestranda em
Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integra o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e
intervenção pedagógica em Corporeidade, Arte, Cultura e Educação para as Relações Étnico- raciais com Ênfase em Educação Quilombola (GEPEI). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Interesse de pesquisa vinculados sociologia da infância, bebês/ infâncias negras, literatura de temática africana e afro-brasileira e educação para as relações étnico-raciais.

Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá

Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestre, Doutora e Pós-Doutorada em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sou Professora Assistente II na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lotada no Curso de Pedagogia, integro também, o Corpo Docente do Programa de Pós-graduação em Educação(PPGEDUNIFAP), do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos (EECT-UNIFAP) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva /PROFEI (UNESP-UNIFAP). Sou líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – certificados pelo CNPq.

Angela Maria Scalabrin Coutinho, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Gestão da Política Pública pela USP. Doutora em Estudos da Criança pela UMinho –
Portugal, mestre em Educação Infantil e Pedagoga pela UFSC. Professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação na linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação, da UFPR. Foi professora visitante na Université Paul Sabatier, Toulouse – França. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Na ANPEd, está como Vice-presidente Sul (2022-2023) e foi coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos (2019-2020). Membro do Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar/Mieib).

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Published

2023-02-09

How to Cite

Gomes, C. C., Videira, P. L., & Coutinho, A. M. S. (2023). Marabaixo as a didactic-pedagogical component for the positive signification of the black child’s racial identity. Educação Em Revista, 24, e023002. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24n1.p31

Issue

Section

Educação Infantil