The national common curriculum of basic education and its impacts on the continuous training of the teachers
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.04.p37Keywords:
BNCC, Formação continuada, Educação BásicaAbstract
Continuous teacher training is of great importance for both, professional and personal development of educators. Such training started to be based on the National Common Curriculum of Basic Education, BNCC principles, promulgated on December 22, 2017, by means of the Resolution CNE / CP nº 2. Given the normalization of the BNCC that standardizes curricular dynamics, how has continuous education assumed its role? This text aims to reflect on the impacts of BNCC on the continuous teaching training of teachers working with Basic Education. As for methodological basis, a bibliographic research was carried out, based on the critical-dialectic approach, considering their reality and concrete totality in a critical-reflexive way. The results showed that the BNCC might even bring damaging consequences for the continuous training of teachers. It may be presumed that teachers have stopped being the protagonists of their training and performance and that BNCC has reaffirmed a neoliberal assumption that has been propagated in society.
Recebido em: 14/03/2020.
Aprovado em: 08/05/2020.
Downloads
References
ANADON, Simone Barreto; GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. "Uma ponte para o Futuro": (des)continuidades nas políticas de formação de professores. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 35-57, mai./ago, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8181. Acesso em: 28 set. 2019.
ANPED. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DE 2018: uma análise dos editais capes de Residência Pedagógica e Pibid e a reafirmação da resolução CNE/CP02/2015. Documento apresentado pela ANPED em Audiência do CNE em 09 de abril de 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/formacaoprofessores_anped_final.pdf. Acesso em: 25 jan. 2018.
BALL, Stephen J. Reformar escolas/reformar professores e os terrores da performatividade. Revista Portuguesa de Educação, vol. 15, núm. 2, 2002, pp. 3-23. Disponível em: http://josenorberto.com.br/ball.%2037415201.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.
BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 03 nov. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, 2017. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_%20versaofinal_site.pdf . Acesso em: 20 jan. 2020ª.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.b
CARVALHO, Janete Magalhães; SILVA, Sandra Kretli da; DELBONI, Tânia Mara G. F. A Base Nacional Comum Curricular e a produção Biopolítica da Educação como formação de “Capital Humano”. Revista e-Curriculum, São Paulo, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27679. Acesso em: 10 jan. 2020.
CÁSSIO, Fernando L. Base Nacional Comum Curricular: ponto de saturação e retrocesso na educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, 2018. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/887/pdf. Acesso em: 05 jan. 2020.
DALBERIO, Maria Celia B. Neoliberalismo, políticas educacionais e a gestão democrática na escola pública de qualidade. São Paulo: Paulus, 2009.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas vol. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a04.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E OS IMPACTOS NAS POLÍTICAS DE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização: Márcia Angela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018: Disponível em: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
EVANGELISTA, Eneida Oto; LEHER, Roberto. TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: a pedagogia do capital em ação na política educacional brasileira. TrabalhoNecessário, Ano 10, Nº 15/2012. Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6865. Acesso em: 21 fev. 2019.
GAMBOA, S. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos (2013) 159p.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuele, São Paulo, Cortez, 2009.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1976.
LOCATELLI, Cleomar. Política Nacional de Formação Docente: o programa de iniciação à docência no contexto brasileiro atual. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 2, p. 308-318, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/243. Acesso em: 18 fev. 2019.
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação continuada de professores: uma análise epistemológica das concepções postas no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2015). Revista Linhas. Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 184-204, maio/ago. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019184. Acesso em: 19 jan. 2020.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7. ed. – 6. reimpr. São Paulo: Atlas: 2011. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historiai/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 22 nov. 2019
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DO GOLPE DE 2016: DEBATES ATUAIS, EMBATES E RESISTÊNCIAS. In: A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Organização: Márcia Angela da S. Aguiar e Luiz Fernandes Dourado [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018: Disponível em: http://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Educação Escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Revista Movimento, Rio de Janeiro, ano 3, n.4, 2016. Disponível em: http://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575. Acesso em: 11 jan. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.