The contribution of PIBID/Social Sciences for the Teacher training of Sociology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.02.p7

Keywords:

Teacher Training, Pibid, Sociology

Abstract

Faced with the lack of significant changes in teacher training models, it is still possible to find a fragmentation between levels of education, with a small part of the curriculum for the dialogue between university and basic education. Light weight and low-cost training, coupled with traditional curriculum, directs teachers to limited performance, distancing them from theories, the basis for more qualified performance in school. Seeking to articulate the practice and theory in school, the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) emerges in 2007, with the goal of initial teacher training in basic education. This text is a result of research developed in 2016 and aims to analyze the contributions of the Pibid/Social Sciences, for the degree course in Social Sciences, seeking to highlight their possibilities and limits to be overcome. Based on bibliographical review and fieldwork, structured interviews were conducted with 8 graduates and 2 students participating in the project, in order to understand their experiences, opinions and operation of the program. The results affirm the importance of the Pibid for teacher training, the overcoming of the traditional internship model and the improvement of the student in academic performance.

Recebido em: 11/07/2017.
Aprovado em: 02/12/2018.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Unesp Marília
    Pós-doutorada em Educação. Professora Assistente Doutor e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP-Marília
  • Letícia Bernal Martins, Unesp Marília
    Graduada em Ciências Sociais (UNESP-Marília). Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP-Marília)
  • Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Unesp Marília
    Doutora em Educação. Professora do Departamento de Didática e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências na UNESP-Marília.

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 set. 2017.
BRASIL. Portaria n. 96, de 18 de julho de 2013 – Aprova as regulamentações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid. Acesso em: 25 set. 2017.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 25 set. 2017.
BRASIL. Lei n. 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11684.htm. Acesso em: 25 set. 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução n. 2/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica em nível superior. Brasília, DF: MEC/CNE, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
CAPES. Edital n. 61/2013 – Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, DF, 2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
CAPES. Edital n. 11/2012 – Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_011_Pibid-2012.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
CAPES. Edital n. 1/2011 – PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_001_PIBID_2011.pdf. Acesso em: 25 set. 2017.
DAYRELL, J. T. A juventude no contexto do ensino da Sociologia: questões e desafios. In: MORAES, A. C. Coleção Explorando o Ensino: Sociologia. v. 15. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
FERNANDES, M. J. S; MENDONÇA, S. G. L. Pibid/Unesp: memórias e trajetórias no campo da formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2016. 247 p.
______; ______. PIBID. Uma contribuição à política de formação docente. EntreVer-Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 220-236, 2013. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/EntreVer/article/view/2581/3081. Acesso em: 24 set. 2017.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p.
______; ______. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.
______. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, abr. 2008.
MENDONÇA, S. G. L. Núcleo de Ensino e Pibid: Sintonia Diferenciada para a Formação de Professores. In: Políticas para a Formação de Professores de Educação Básica: Modelos em Disputa. PENITENTE, L. A. A; MENDONÇA, S. G. L. (Org.). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. 120 p.
______. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Cadernos CEDES, Campinas, v. 31, n. 85, p. 341-357, set.-dez. 2011.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n. 111/2012. Fixa Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Docentes para a Educação Básica nos Cursos de Graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos de ensino superior vinculados ao sistema estadual. Diário Oficial do Estado. São Paulo, SP, 02 de fevereiro de 2012, seção I, p. 46.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Conselho Estadual de Educação. Deliberação n. 126/2014. Altera dispositivos da Deliberação 111/2012. Diário Oficial do Estado. São Paulo, SP, 05 de junho de 2014, seção I, p. 28.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
SPAZZIANI, M. L.; MENDONÇA, S. G. L. (Org.). Cadernos Prograd – iniciação à docência: Pibid 2009/2012. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2014. 180 p.

Published

2019-06-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Penitente, L. A. de A., Martins, L. B., & Mendonça, S. G. de L. (2019). The contribution of PIBID/Social Sciences for the Teacher training of Sociology. Educação Em Revista, 20(01), 7-24. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.02.p7