Em defesa da escola: uma análise histórico-crítica da educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2008.v9n1.627Keywords:
Educação Escolar. Pedagogia Histórico-Crítica. Formação Humana.Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos para a defesa da educação de caráter escolar. Para tanto, fundamenta-se nas idéias defendidas pela pedagogia históricocrítica acerca da importância das atividades de ensino e de apropriação dos conteúdos da atividade humano-genérica, especialmente os conhecimentos científico, filosófico e estético, como essenciais ao processo de formação humana. A argumentação desenvolve-se em torno das seguintes temáticas: a concepção de homem e de educação, na pedagogia histórico-crítica; as origens da educação escolar; as contradições que permeiam a educação escolar, na sociedade de classes, e sua relação com a transformação social. A concepção de educação defendida pela pedagogia histórico-crítica é aqui considerada como o caminho para a superação do esvaziamento da educação escolar, tendo em vista o comprometimento com a formação humana emancipatória.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.