EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CONTEXTO NEOLIBERAL PÓS REFORMA DO ESTADO DE 1995
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n02.07.p85Keywords:
Educação do campo, Neoliberal, Reforma do EstadoAbstract
O presente artigo apresenta uma relexão sobre os conceitos da Educação do Campo na perspectiva dos Movimentos Sociais, principalmente das políticas e práticas educacionais vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. O arcabouço teórico e metodológico compreendeu o levantamento bibliográico e a análise de obras de pesquisadores que discutem a Educação do Campo, dentro de um recorte histórico a partir da Reforma de Estado de 1995. Como resultado, observou-se uma “adaptação” dessa modalidade de ensino e de suas práticas educativas e sociais dentro do contexto neoliberal que se estabeleceu no mundo globalizado a partir dos anos de 1990. Concluiu-se que as novas demandas do capital estrangeiro inluenciaram na educação do campo dentro dos movimentos sociais em relação à nova realidade econômica globalizada que se apresentava.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.