UM ENSAIO SOBRE A REIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DO PESSIMISMO À PRÁXIS EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.06.p73Keywords:
Reificação. Trabalho docente. Semiformação.Abstract
Com base em pesquisa bibliográfica alinhada ao materialismo histórico e dialético, objetiva-sediscutir o tema da precarização da escola pública brasileira. Para tanto, primeiro, analisa-se a crítica que se faz
ao “pessimismo marxista” e ao próprio marxismo. Depois, descreve-se a coisificação do ser humano acarretada
pelo trabalho estranhado e a semiformação como aspecto desse processo. Logo, trata-se da educação reduzida
à semiformação e da atual situação da precarização docente. Por fim, conclui-se que, como as circunstâncias
são modificadas pelos próprios homens na história e a escola é um campo de disputa em relação dialética com
a sociedade, é possível provocar rupturas com o modo de produção material e não material da vida ainda
instaurado.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.