UM ENSAIO SOBRE A REIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DO PESSIMISMO À PRÁXIS EDUCATIVA

Authors

  • Jessica do Nascimento RODRIGUES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.06.p73

Keywords:

Reificação. Trabalho docente. Semiformação.

Abstract

Com base em pesquisa bibliográfica alinhada ao materialismo histórico e dialético, objetiva-se
discutir o tema da precarização da escola pública brasileira. Para tanto, primeiro, analisa-se a crítica que se faz
ao “pessimismo marxista” e ao próprio marxismo. Depois, descreve-se a coisificação do ser humano acarretada
pelo trabalho estranhado e a semiformação como aspecto desse processo. Logo, trata-se da educação reduzida
à semiformação e da atual situação da precarização docente. Por fim, conclui-se que, como as circunstâncias
são modificadas pelos próprios homens na história e a escola é um campo de disputa em relação dialética com
a sociedade, é possível provocar rupturas com o modo de produção material e não material da vida ainda
instaurado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jessica do Nascimento RODRIGUES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-03-18

Issue

Section

Artigos

How to Cite

RODRIGUES, J. do N. (2016). UM ENSAIO SOBRE A REIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: DO PESSIMISMO À PRÁXIS EDUCATIVA. Educação Em Revista, 17(1). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.06.p73