REESTRUTURAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E O PDE-ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2016.v17n01.02.p7Keywords:
Estado Brasileiro. Política Educacional. Gestão Escolar.Abstract
Este artigo discorre sobre a Reforma do Estado Brasileiro e políticas gestadas neste período, comoo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) e suas implicações para o contexto escolar. Analisa a
supracitada política educacional procurando compreender suas articulações, intencionalidades e contradições.
Faz parte dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e Educação
(NESCE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, buscando analisar as propostas
de reestruturação do Estado brasileiro e seus desdobramentos na gestão da escola pública. Articula-se, também,
ao movimento de investigação sobre a realidade das escolas públicas de Juiz de Fora vinculado ao projeto de
pesquisa realizado pelo NESCE que se intitula “Cultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas
presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora”.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.