O PERFIL DO DIRETOR DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MARÍLIA - SP
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n01.03.p21Keywords:
Gestão escolar. Diretor escolar. Perfil.Abstract
O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil do diretor escolar das escolas públicas municipais de Marília – SP, verificando as características relacionadas à sua formação, experiência profissional e principais dificuldades na gestão da escola. Como referencial teórico utilizamos alguns autores que contextualizam a gestão escolar no Brasil, tais como Alonso (1988), Silva Júnior (2002) e Shiroma (2006), que nos auxiliaram a compreender quais as influências que a gestão escolar tem recebido ao longo das últimas décadas, bem como
quais as principais tendências nos modelos de gestão adotados pelas escolas públicas brasileiras. A pesquisa exploratória utilizou como instrumento de coleta de dados questionário com 10 questões fechadas, aplicado a 41 diretores, englobando 82% das escolas do município. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2013.
Os dados coletados na pesquisa e apresentados no presente artigo demonstraram que há uma similaridade no
perfil dos diretores das escolas públicas municipais de Marília com a realidade da média nacional. A pesquisa
mostrou algumas características dos diretores da rede municipal de Marília: mulheres, com formação inicial em
Pedagogia, com mais de dez anos de experiência docente e também na gestão da escola e originários do próprio
município de Marília.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.