Gerencialismo e Performatividade na Gestão da Educação Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.06.p89

Palavras-chave:

Educação, Performatividade, Gerencialismo

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os principais elementos que fundamentam o gerencialismo e a performatividade na gestão educacional brasileira e que instituem parâmetros regulatórios e a cultura do desempenho. A expansão da performatividade na educação brasileira, pautada na racionalidade financeira e na produtividade, introduz uma nova perspectiva no processo educacional, legitimando a competitividade e a padronização do ensino. O presente trabalho constitui-se num ensaio teórico que buscou sistematizar as principais características do gerencialismo e da performatividade e suas consequências na gestão da educação brasileira. A análise do tema nos permitiu concluir que o fluxo performático que vem se estabelecendo na educação brasileira, tem modificado a concepção de educação, na medida em que exige do professor um alto grau de produtividade e de responsabilização no processo educacional.

Recebido em: 19/10/2016.
Aprovado em: 01/03/2018.

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Biografia do Autor

  • Juliano Mota PARENTE, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Teoria e Prática da Educação. Mestre em Educação (UNISAL) e Doutor em Educação (UNESP/Presidente Prudente). Endereço eletrônico: julianomparente@gmail.com

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Publicado

2018-05-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gerencialismo e Performatividade na Gestão da Educação Brasileira (J. M. PARENTE , Trad.). (2018). Educação Em Revista, 19(1), 89-102. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n1.06.p89