O VÍDEO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

Authors

  • Juliana Faria BORGES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5082

Keywords:

Metodologia. Recursos Tecnológicos. Ensino. Geograia.

Abstract

O crescente uso de recursos tecnológicos no cotidiano dos alunos tem sido encarado como mais uma das causas do insucesso do ensino formal. Tal situação impõe a necessidade de adequações metodológicas de forma a agregar tais recursos como ferramentas pedagógicas. O presente estudo consiste na realização de uma proposição metodológica alternativa que agrega os recursos tecnológicos aos procedimentos de ensino através da utilização do vídeo como ferramenta pedagógica, de forma a possibilitar maior interesse e interação nas aulas
de Geograia e, consequentemente, ampliar o conhecimento dos alunos sobre o espaço em que estão inseridos. O estudo demonstrou que a metodologia adotada permitiu a utilização de recursos tecnológicos disponíveis a considerável parcela da população jovem e foi eiciente para proporcionar maior interesse e participação dos alunos na situação analisada. A utilização da metodologia proposta a partir do uso do vídeo como recurso pedagógico associado a vivência do aluno, quando bem planejado pelo professor, pode se tornar um meio
inovador e motivador capaz de melhorar a qualidade do ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Juliana Faria BORGES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2015-06-15

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BORGES, J. F. (2015). O VÍDEO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Educação Em Revista, 15(02). https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n02.5082