AS TRANSFORMAÇÕES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA, O MISTÉRIO E O MUNDO SIMBÓLICO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2013.v14n2.3558Keywords:
Construção social, Imaginário, Cultura infantil INTRODUÇÃOAbstract
Por vivermos em um período marcado por constantes construções e reconstruções sociais, que vão inluir diretamente no imaginário e no brincar da criança, este ensaio tem como objetivo principal perceber as inluências que a TV exerce sobre a imaginação infantil, a partir da relação do adulto, da brincadeira e do desenho animado, por meio dos conceitos de alguns teóricos como Ariès, Brougère, Friedmann, Jones, Lauand, Postman, Steinberg e Kincheloe e Sutton-Smith. Nesse sentido, será que conseguiremos retirar da fonte televisiva duas facetas distintas? Será que o adulto consegue perceber o outro lado da moeda da cultura infantil? A partir das apreciações ao longo do texto, busca-se contribuir com relexões sobre o weltanschauung da infância e a ligação com as necessidades da criança de hoje, por meio da trajetória da construção da infância e a inluência televisiva no momento da brincadeira, sugerindo uma relação com a experiência, o mistério e omundo simbólico da infância.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.