THE MORE EDUCATION PROGRAM AND THE EXTENSION OF SCHOOL TIME: STUDY IN A MUNICIPALITY IN THE AMAZON
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2024.v25.e024003Keywords:
Programa Mais Educação-Amazônia, Educação em tempo escolar, Educação IntegralAbstract
O estudo analisa a implementação do Programa Mais Educação, no âmbito da promoção da Educação Integral e da ampliação do tempo escolar em um município no interior da Amazônia. Realizou-se por pesquisa de campo, contemplando aplicação de entrevistas semiestruturadas com gestores escolares. Os resultados indicam que o processo de implementação do programa no lócus do estudo não se concretizou de forma efetiva, considerando que as realidades contrastam desafios e discrepâncias. Além disso, sua exequibilidade esteve associada às ideias de reforço escolar, lazer e entretenimento, para os alunos, participantes estes classificados como “estudantes problemas” das instituições de ensino abarcadas no programa. Tais experiências, enfraquecidas pela ausência de subsídios das políticas públicas – falta de formação, inoperância com as realidades e ausência do apoio familiar – contribuíram no fato de o município não ter aderido ao Programa Novo Mais Educação e, até o momento, nenhuma outra experiência de ampliação da jornada escolar e, tampouco, alinhamentos à promoção da educação integral.
Downloads
References
BRASIL. Decreto Nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7083.htm Acesso: 15 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso: 27 out. 2023.
BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de junho de 2014: aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Câmara dos deputados, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso: 11 nov. 2023.
BRASIL. Portaria Interministerial Nº 17, de 24 de abril de 2007. Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=2446&Itemid= Acesso: 30 nov. 2023.
BRASIL/MEC. Portaria Nº 1.144 de 10 de outubro de 2016: institui o Programa Novo Mais Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://www.bsgestaopublica.com.br/portariamec1144 Acesso: 30 out. 2023.
BRASIL/MEC. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: SEB/MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf Acesso: 30 out. 2023.
CHAGAS, M. A. M. D. CIEPS: referência de educação integral em meio às ações neoliberais. Educação em Revista, Marília, v. 24, 2023, p. 1-25. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023012 Acesso: 04 nov. 2023.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobri. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2012.
GALÚCIO, G. S. D. S.; COLARES, M. L. I. S. A relação histórica entre sociedade e escola e suas implicações na educação integral. In: COLARES, M. L. I. S.; JEFREY, D. C.; MACIEL, A. C. (Orgs.). A educação integral como objeto de estudo: mais que um tempo... além dos espaços. Santarém, PA: Ufopa, 2019, p. 155-167. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18jP7JQjJA4orR3F41fpNcVMevC8XWsZk/view Acesso: 25 out. 2023.
GOMES, T. C.; COLARES, M. L. I. S. Política de Educação Integral em tempo integral: a perspectiva dos professores. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 31, 2019, p. 313-332. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4675 Acesso: 25 out. 2023.
GUIMARÃES, K. R. C.; SOUZA, M. D. F. M. D. Educação integral em tempo integral no Brasil: algumas lições do passado refletidas no presente. Revista Exitus, v. 8, n. 3, 2018, p. 143-169. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/642 Acesso: 23 out. 2023.
JACOMELI, M. R. M.; BARÃO, G. D. O. D.; GONÇALVES, L. S. A política de Educação Integral no Brasil e suas relações com as diretrizes da conferência de Jomtien. Revista Exitus, v. 8, n. 3, 2018, p. 32-57. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/638 Acesso: 19 out. 2023.
LECLERC, G. D. F. E.; MOLL, J. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral e em tempo integral. Educar em Revista, v. 45, 2012, p. 91-110. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n45/07.pdf Acesso em: 16 out. 2023.
MONTEIRO, E. S.; SCAFF, E. A. D. S. A pesquisa em Educação Integral no âmbito das políticas públicas no Brasil. Revista Exitus, v. 5, n. 2, 2015, p. 12-26. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/download/55/55 Acesso: 23 out. 2023.
ÓBIDOS. Lei Nº 4.884 de 23 de junho de 2015: aprova o Plano Municipal de Educação (PME) de Óbidos-Pará. Óbidos, PA: SEMED/CEE, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/36-elaboracao-e-adequacao-dos-planos-subnacionais-de-educacao Acesso: 01 nov. 2023.
PARÁ. Lei Nº 8.186 de 23 de junho de 2015: aprova o Plano Estadual de Educação (PEE) do Pará. Belém, PA: Governo do Estado, 2015. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/36-elaboracao-e-adequacao-dos-planos-subnacionais-de-educacao Acesso: 30 out. 2023.
PESSOA, P. D. S. et al. Programa Mais Educação: revisão de literatura. Psic. Da Ed., v. 45, 2017, p. 87-94. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n45/n45a09.pdf Acesso: 25 out. 2023.
SOARES, L. D. V.; COLARES, M. L. I. S. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, v. 5, n. 15, set./dez., 2020, p. 1-24. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2951 Acesso: 23 out. 2023.
SOARES, L. D. V.; FERREIRA, M. A. V. Desafios da prática docente no município de Óbidos-Pará: um estudo sobre a formação de professores na educação básica. In: DICKMANN, I.; DICKMANN, I. (Orgs.). Educação Brasil. Vol. 1. Chapecó: Livrologia, 2019, p. 157-166.
SOUSA, L. T. D.; COLARES, M. L. I. S. O Programa Mais Educação (PME) no município de Belterra/PA: percepção da equipe gestora. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 38, 2018, p. 99-121. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/download/7138/pdf Acesso: 28 out. 2023.
Sites consultados:
Centro de referências em educação integral. Conceito de Educação Integral. 2020. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/conceito/ Acesso: 30 out. 2023.
Ibge. Panorama de Óbidos-Pará. 2019. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/obidos/panorama Acesso: 29 out. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.