O uso dos enfoques epistemológicos: etnomatemática e teoria da aprendizagem significativa durante uma formação continuada na EJA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023019Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Teoria da Aprendizagem Significativa.Abstract
Este estudo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação, na linha de pesquisa Formação de Professores, do PPGE-UPE campus Mata Norte. O estudo tratou de analisar as implicações decorrentes de um processo de formação continuada/atualização para professores de matemática na EJA. As ações foram realizadas com 6 professores licenciados em matemática, com a finalidade de embasá-los didática e epistemologicamente, acerca da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Etnomatemática. Ao longo do processo de formação continuada, trabalhou-se com os dois aportes supracitados com o intuito de embasá-los didático e epistemologicamente para que eles pudessem construir seus próprios materiais de ensino na busca da relação dessas duas teorias. O artigo em questão evidenciará a relevância da relação de ambos os aportes utilizados durante a formação continuada em serviço, que foram os aportes da Etnomatemática e da Teoria da Aprendizagem Significativa.
Downloads
References
BRASIL, Lei nº 4.886 de 09 de dezembro de 1965. Regula as atividades dos representantes comerciais autônomos. Brasília, DF: Senado, 1965. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2019.
BIGODE, A. J. L. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2000.
BRASIL. ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira, 2010. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/?doing_wp_cron=1594688302.2148439884185791015625 . Acesso em: jan 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
CHIAPPETTA. S K S; SILVA. J R. Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro. Tangram – Revista de Educação Matemática, Dourados - MS – v.2 n. 1, pp. 79 - 101, 2018.
D’AMBROSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. 3.ed. revista e ampliada – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
D’AMBROSIO, U. Elo entre as tradições e a modernidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa a educação matemática. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 5- 11, 1993.
DIAS, M.V; TASSOTE, E. M; VIANA. A matemática financeira: um alicerce para o exercício da cidadania. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática): Universidade do Vale do Sapucaí. Pouso Alegre.
DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Líber Livro Editoria, 2007.
DOMITE, M. C. C. B. Da compreensão sobre formação de professores e professoras numa perspectiva Etnomatemática. In: KNIJNIK, G; WANDERER, F; OLIVEIRA, C. J. (orgs.) Etnomatemática: currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOVATTI. F. A. Educação Financeira no Ensino Médio: Contribuições da Educação Matemática Crítica. XX EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. Curitiba – PR, 2016.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011a.
MUNIZ, I. Jr. Educação Financeira: Conceitos e Contextos para o Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, 11., 2010, Salvador. Anais. Salvador, Brasil: X ENEM, 2010. p. 1-11.
NETTO, A. P. O; COSTA, S. A importância da psicologiada aprendizagem e suas teorias para o campo do ensino-aprendizagem. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 216-224, abr./jun. 2017.
OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). OECD’s Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em: http://www.oecd.org/ . Acesso em: jan 2020.
PERGHER, S; MORAES, V. Contribuições da matemática na perspectiva da etnomatemática da educação do campo nas aulas do EJA. ANALECTA, Guarapuava, Paraná v.12 n. 1 p. 71 - 91 jan./jun. 2011/2014.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.
ROSETTI JUNIOR, H; SCHIMIGUEL, J. Educação Matemática Financeira: conhecimentos financeiros para a cidadania e inclusão. Revista Científica Internacional, n. 9, set/out 2009. Disponível em: http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/article/view/91/90. Acesso em: jan 2020.
RUFINO, M. A. SILVA, J. R. Aprendizagem significativa de probabilidade: um olhar sobre a compreensão dos professores do ensino fundamental. Revista Dynamis. Furb, Blumenau, V.25, N.3 – P. 115 - 137.
SANCEVERINO, A. R. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência existencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 65 abr.-jun. 2016.
SANTOS, G. L. da C. Educação financeira: a matemática financeira sob nova perspectiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.
SARAIVA, A.; SANTOS, L.; BOING, M.; e MARTINS, R. Comércio ambulante como alternativa de ganhar a vida. Retratos a Revista do IBGE. Rio de Janeiro, abril de 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/bc63183b37080b9b1c5db0af4cb631f7.pdf>. Acesso em: 25 de julho de 2019.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. de A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.6, pp. 1121-1141. ISSN 0034-7612. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122007000600006. Acesso em: dez 2019.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 30/04/2018.
CORREIA, Gabriel Farias Alves; PEREIRA, Higor Gomes; CARRIERI, Alexandre de Pádua. "Ser um ambulante é necessidade que nós temos de trabalhar": cotidiano e identificação de trabalhadores pipoqueiros de Belo Horizonte. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 21, n. 2, p. 165-180, dez. 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172018000200005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 maio 2022. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p165-180.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.