A difusão do teletrabalho nas autarquias da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2023.v24.e023011Keywords:
Pandemia, TELETRABALHO, Normas, programa de gestão e desempenhoAbstract
Este artigo tem por objetivo mapear os normativos institucionais das autarquias federais de ensino que autorizaram a implementação do teletrabalho mediante o Programa de Gestão e Desempenho e analisar os marcos legais sobre o tema afetos à Rede Federal EPT, com vistas a responder ao seguinte problema: a adesão às medidas sanitárias de isolamento social para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 gerou impacto na Rede Federal EPT, alavancando a difusão do Programa de Gestão e Desempenho, previsto em lei desde 1995? A metodologia de pesquisa aplicada, de abordagem mista (qualitativa e quantitativa), do tipo documental, buscou mapear a implementação do teletrabalho por meio da publicação de normativos institucionais das 41 instituições da Rede Federal EPT, além de analisar os marcos legais publicados pelo governo federal durante o período de 1995 a 30 de outubro de 2022. O estudo apontou que 98% das autarquias aprovaram a implementação do teletrabalho, alertando que esse fenômeno, derivado das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19, mostrou-se determinante para a modificação da prestação de serviços nas autarquias estudadas. Com pesquisas incipientes, o empirismo que adveio da pressa em isolar-se prevaleceu sobre o rigor técnico na esfera das autarquias de ensino.
Downloads
References
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
BEUREN, I. M. Como elaborar artigos científicos: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
BRASIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 9 ago. 1943. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 6 out. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto n. 1.590, de 10 de agosto de 1995. Dispõe sobre a jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, das autarquias e das fundações públicas federais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 ago. 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1590.htm. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 out. 2022.
BRASIL. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004.
BRASIL. Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 15 out. 2022.
BRASIL. Ministério do Planejamento. Instrução Normativa n. 1, de 31 de agosto de 2018. Estabelece orientação, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec relativos à implementação de Programa de Gestão, de que trata o § 6º do art., 6º do Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 set. 2018. Disponível em https://legis.sigepe.planejamento.gov.br/legis/detalhar/14993. Acesso em: 25 out. 2022.
BRASIL. Ministério do Planejamento. Instrução Normativa n. 65, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jul. 2020a. Disponível em: https://legis.sigepe.planejamento.gov.br/legis/detalhar/22912. Acesso em: 20 out. 2022.
BRASIL. Ministério do Planejamento. Nota Técnica Conjunta n. 11, de 30 de julho de 2020. Proposta de edição de Instrução Normativa para atualizar as diretrizes do Programa de Gestão. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jul. 2020b. Disponível em: https://legis.sigepe.planejamento.gov.br/legis/detalhar/22920. Acesso em: 20 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional e Tecnológica Integrada ao Ensino Médio de 20 de dezembro de 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf.
Acesso em: 31 out.2022
BRASIL. Decreto n. 11.072, de 17 de maio de 2022. Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 maio 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
EUROFOUND and ILO. 2017. Working Anytime, Anywhere: The Effects on the World of Work. Luxembourg and Geneva: Publications Office of the European Union and ILO.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JUSTEN FILHO, M. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 16. ed. São Paulo: RT, 2014.
PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
PACHECO, E. Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais. Natal: IFRN, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.