TEACHING LIBRAS TO LISTENERS: BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS OF THE LINGUISTIC PROCESSES

análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos

Authors

  • Rodolpho Rocha da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF
  • Levy Lemos Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Marcieli Almeida Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p39

Keywords:

Metodologia, Ouvintes, Ensino-aprendizagem

Abstract

Deaf people teaching-learning process has stood out in Brazil and the demand for professionals capable in this area is increasing. With the advancement of the Brazilian Sign Language for the insertion of the deaf in society, a need was felt to update and create teaching methodologies and techniques for the listening public that seeks to improve their communication with the deaf community. Therefore, the present work had as main objective to approach methodologies and teaching processes of Libras for hearing students. In order to achieve the proposed objectives, the methodologies used that comprise bibliographic surveys, qualitative research and sources with Libras teachers experienced in teaching listeners were used. After evaluating all the informational framework acquired, there was a need for further studies and research aimed at the successful elaboration and implementation of teaching-learning for hearing students.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Rodolpho Rocha da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

    Agente de Combate às Endemias, na Prefeitura de Campos dos Goytacazes/RJ; Pós-Graduado Lato Sensu em Libras e Educação Especial, pela Faculdade Única de Ipatinga; Bacharel em Engenharia Ambiental (IFF); Pós-Graduado Lato Sensu em Educação Ambiental (IFF); Técnico em Meio Ambiente (IFF); Licenciado em Ciências da Natureza - Biologia (IFF).

  • Levy Lemos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

    Atua como TAE - Pedagogo do Instituto Federal do Rio de Janeiro; Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2009), graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Salgado de Oliveira (2011) e mestrado em Gestão e Estratégia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019)

  • Marcieli Almeida, Universidade Federal Fluminense - UFF

    Experiência no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; Habilidade em correção de textos e trabalhos acadêmicos; Graduada em Letras/Literatura na Universidade Federal Fluminense; Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Faculdade Souza

References

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (1998). Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes.

BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; LACERDA, Lúcia Loreto. Parâmetros de ensino em língua Brasileira de sinais como L2. Indaial: UNIASSELVI, 216 p.; il. ISBN 978-85-515-0256-3. 2019.

BRASIL, BRASÍLIA. Decreto Nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a lei nº10, v. 436, 2005.

BRASIL, Lei de Diretrizes. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2002.

BRASIL, C. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2000.

BRITO, Lucinda Ferreira. Língua brasileira de sinais – Libras. 1997. Disponível em: <http://www.librasgerais.com.br/materiais-inclusivos/downloads/gramatica-libras.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2020.

CRUZ, Jéssica Milena Leal da Silva; CRUZ, Rodrigo Gonçalves; CAMPELO, Wanúbya do Nascimento Moraes. A utilização de livros didáticos digitais em libras na educação dos surdos. Littera on line, v. 9, n. Esp., 2018.

FARIAS, Roberta Andrade. Motivação na aprendizagem de Língua Inglesa: estudo de caso na zona rural de Cabaceiras/Pb. Revista Fronteira Digital. Ano II, n. 04, 2011.

FELIPE, Tanya A. de Souza; MONTEIRO, Mirna Salerno. Libras em Contexto: Curso Básico: Livro do Professor – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. 6ª. Edição 448 p.

GESSER, Audrei. “Um olho no professor surdo e outro na caneta”: ouvintes aprendendo a Língua Brasileira de Sinais. Unpublished doctoral dissertation. Universidade de Campinas, Campinas, Brazil, 2006.

______. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.

______. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

GÓMEZ, Pascual Cantos. A motivação no processo ensino/aprendizagem de idiomas: Um enfoque desvinculado dos postulados de Gardner e Lambert. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, v. 34, pp. 53-77, 1999.

ISIDORIO, Allisson Roberto. Inclusão: Aulas de Libras (L2) para crianças ouvintes em uma escola inclusiva no Programa Mais Educação. Centro Virtual de Cultura Surda – Revista Virtual De Cultura Surda. Edição n. 20. jan. ISSN: 1982-6842. 2017.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; CAPORALI, Sueli Aparecida; LODI, Ana Claudia. Questões preliminares sobre o ensino de língua de sinais a ouvintes: reflexões sobre a prática. Distúrbios da Comunicação, v. 16, n. 1, 2004.

NEIGRAMES, Wáquila Pereira; TIMBANE, Alexandre António. Discutindo metodologias de ensino de libras como segunda língua no ensino superior. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, v. 11, n. 01, p. 140-161, 2018.

SCHMITT, Camila da Silva; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 21, n. 2, p. 361-386, 2016.

SCHOEN, Teresa helena; SIVIERO, Juliana; CHIARI, Brasília Maria. Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português. Psic. da Ed., São Paulo, 36, 1º sem. de 2013, pp. 19-28.

SILVA, Maria Auxiliadora Baggio da. A atividade pedagógica como estratégia de motivação: implicações no desempenho de alunos surdos na produção escrita em língua portuguesa. 2007.

SILVA, Roseli Reis da. O ensino da LIBRAS para ouvintes: análise comparativa de três materiais didáticos. Libras em estudo: Ensino-aprendizagem, p. 105 - 130. 2012.

Published

2021-12-22

How to Cite

Silva, R. R. da ., Lemos, L., & Almeida, M. (2021). TEACHING LIBRAS TO LISTENERS: BIBLIOGRAPHIC ANALYSIS OF THE LINGUISTIC PROCESSES: análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos. Educação Em Revista, 22(esp2), 39-54. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p39