Aprendizagem situada e comunidades de prática
um olhar sobre o processo de aprendizagem de artesãs da associação mãos nativas no contexto da prática social
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22n2.p105Keywords:
Aprendizagem Situada, Comunidades de Prática, Associação Mãos Nativas.Abstract
O presente trabalho teve como proposta analisar o processo de aprendizagem com foco na participação e aplicação dos conceitos de comunidade de prática, tendo como referência para análise a Associação Mãos Nativas no Brasil. Estudo de caráter qualitativo e exploratório, procurou interpretar numa perspectiva socioconstrutivista, as interações sociais contextualizadas teoricamente com base nos conceitos de aprendizagem situada, considerando que a aprendizagem nesse contexto pode ser entendida como uma atividade focada no processo de participação periférica legitimada na participação e engajamento dos sujeitos envolvidos que se tornam participantes plenos. A aplicação do método qualitativo para análise decorre da necessidade de compreensão dos sentidos e significados construídos pelas pessoas inseridas a partir de suas experiências e relações. A coleta de dados e entrevistas configuraram-se como etapas fundamentais, considerando a necessidade de observação, seguidas por uma análise que ao longo desse estudo está descrita com ênfase na aprendizagem coletiva, processo de aprendizagem situada e práticas sociais.
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