Educação escolar e antropologia
a educação indígena e o combate ao sexismo, à homofobia e ao racismo direcionado à cultura Afro-Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2021.v22esp2.p73Keywords:
Antropologia e Educação Escolar, Educação Indígena, MisoginiaAbstract
The article focuses some contributions from Anthropology to four aspects of scholar education: the indigenous education, discrimination against women and LGBTT individuals, racism and prejudice against Afro-Brazilian cultural practices and religious traditions. Concerning to methodology, the theoretical review about the mentioned educational themes was used in its interface with education. Here the school is understood as main manifestation of formal education in the Occident and from the concept of educational field, that is, from its historical, social, political, economic and, particularly, cultural structures, view to which Anthropology more can contribute. It is claimed that Anthropology turns more to education and, especially one of its practical application, the Pedagogy, will be more open to contributions from the anthropological field as it has been doing in relation to Sociology and to Psychology, for instance
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/1996. Disponível em: < http://portal. mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein>. Acesso em: 29/01/2021.
BRASIL. Lei de Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Lei nº 10.639/2003. Disponível em:<https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-veto-13762-pl.html>. Acesso em: 29/01/2021.
CARRIL, L. de F. B. Os desafios da educação quilombola no Brasil. O território como contexto e texto. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 69, p. 539-564, abr./jun. 2017.
CIARAMELLO, P. R. Escolarização indígena, cultura e educação. Educação, Sociedade & Cultura, Porto, n. 41, p. 109-125, 2014.
DAUSTER, T.; TOSTA, S.; ROCHA, G. (orgs.). Etnografia e Educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Lamparina: Rio de Janeiro, 2012.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
FORQUIN, J. C. Escola e Cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREITAS, Marcel de A. Mulheres Cientistas – percursos e percalços a partir da realidade da UFMG. Belo Horizonte: Editora Conhecimento, 2018.
GOLDENBERG, S.; GUIMARÃES, C. A.; CASTRO, A. A. Elaboração e Apresentação de Comunicação Científica. São Paulo: s/d, 2005. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/. Acesso em: 15/05/2005.
GOMES, N. L. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração em Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 109-121, jan./abr. 2011.
GOMES, M. M.; BROCHADO, M.; LIPOVETSKY, N. (orgs). Curso de Aperfeiçoamento Paideia Jurídica na Escola: educação em direitos humanos para uma consciência jurídica cidadã. Belo Horizonte: CAED/UFMG, 2014.
GUEDES, S. L. Por uma abordagem etnográfica dos contextos pedagógicos. In: GUEDES, S. L.; CIPINIUK, T. A. Abordagens etnográficas sobre educação: adentrando os muros das escolas. Niterói: Alternativa, 2014.
GUSMÃO, N. M. M. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Linhas Críticas, Brasília, v. 21, n. 44, p. 19-37, jan/abr. 2015.
LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
LOURO, G. L. Corpos, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
PARKER, R. Abaixo do Equador. São Paulo: Record, 2002.
PEIRANO, M. Etnocentrismo às avessas: o conceito de ‘sociedade complexa’. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, p. 97-115, 1983.
SILVA, A. L. Uma ‘Antropologia da Educação’ no Brasil? Reflexões a partir da escolarização indígena. In: SILVA, Aracy L.; FERREIRA, Mariana K. L. (orgs). Antropologia, História e Educação. A questão indígena e a escola. 2 ed. São Paulo: Global, 2001, p. 29-43.
TOSTA, S.; ROCHA, G. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Gênero e sexualidade no esporte e na educação física. Natal: EDUFRN, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.