Documentos Oficiais de Política Educacional Brasileira e Portuguesa: aproximações BNCC e OCEPE
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n02.07.p83Palavras-chave:
Política Educacional para Educação Infantil; BNCC; OCEPE., Política Educacional para Educação Infantil, BNCC, OCEPEResumo
Considerando a BNCC (BRASIL, 2017) e Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - OCEPE (PORTUGAL, 2016), documentos de referência das Políticas Educacionais para a Educação Infantil de seus países, este artigo tem como objetivo apresentar um paralelo entre eles com vistas a discutir os documentos oficiais dos dois países e ainda, analisar trechos buscando possíveis aproximações. Os dados foram organizados por meio do projeto de pesquisa intitulado: “Os impactos dos documentos oficiais para a organização do currículo na educação infantil no Brasil e em Portugal”. A pesquisa de abordagem qualitativa consistiu na análise dos documentos oficiais, partindo da busca por descritores, subdivididos em três categorias de análise, a saber: (1) Enquadramento Geral e Educação Infantil; (2) Áreas de Conteúdo e Campos de experiência; (3) Continuidade Educativa e Transições e A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Os dados revelaram aproximações entre os dois documentos, especialmente no sentido de subsidiar a elaboração de currículos voltados para a educação infantil. E ainda, tais orientações são condição, porém não suficientes, faz-se necessário estudo, interlocução com cada realidade e, articulação com uma teoria, capaz de compreender o desenvolvimento humano.
Recebido em: 16/03/2020.
Aprovado em:15/05/2020.
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