Acessibilidade para estudantes surdos na educação à distância: uma proposta de recurso digital
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.04.p41Palavras-chave:
Estudantes surdos, E-book, Tradutor automático para LibrasResumo
Com vistas a ampliar a inclusão efetiva na Educação a Distância, que ainda enfrenta muitas barreiras, o principal objetivo deste estudo foi investigar os recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas para estudantes surdos. Na primeira fase da pesquisa, foi realizado um diagnóstico de abordagem qualitativa, em uma instituição de ensino superior a distância em Teresina – Piauí, com questionários como instrumentos de coletas de dados. Os participantes foram alunos surdos e ouvintes do curso de Letras Libras, professores e intérpretes. Entre os principais resultados, constatou-se que os alunos surdos têm muitas dificuldades na interpretação dos materiais didáticos e atividades na língua portuguesa. Sugeriu-se então, na segunda fase, a adaptação do material didático impresso do curso para e-books em forma de site, com tradutor automático para Libras integrado. Foi desenvolvido um protótipo usando o tradutor VLibras, que foi avaliado pelos participantes da pesquisa, com questionário online traduzido para Libras por meio de vídeos pelo professor-intérprete. O protótipo foi avaliado como fácil de usar e muito útil, fortalecendo o seu potencial como ferramenta de inclusão. Entretanto, os estudantes surdos alertaram para as limitações técnicas da tradução automática, em comparação com os intérpretes humanos.
Recebido em: 04/02/2020.
Aprovado em: 09/03/2020.
Downloads
Referências
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192
CORREIA, Ana Tereza Pinto de Sequeira. Design e as tecnologias contemporâneas na criação de narrativas digitais para crianças surdas e ouvintes. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design, 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/35944/35944.PDF
MELO, Alice; ALEXANDRA, Julcimara; DIEGO, Marcio; ROBERTO, Carlos Acessibilidade para surdos na educação à distância. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2018. Natal - RN, 2018. Disponível em: https://esud2018.ufrn.br/wp-content/uploads/187096_1_ok.pdf
OLIVEIRA, Nayanna Abreu de Sousa; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas para estudantes surdos na EAD. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2019, Teresina-PI. ISSN: 2237-5996. Disponível em: https://esud2019.ufpi.br/index.php/inscricao-2
PAIVA, Gláucia Xavier dos Santos; FARIA Juliana Guimarães; CHAVEIRO, Neuma. O Ensino de Libras nos cursos de formação de professores: Desafios e possibilidades. Revista Sinalizar, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 68-80, jan. / jun., 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/53145
PIVETTA, Elisa Maria; SAITO, Daniela Satomi; ULBRICHT, Vânia Ribas. Surdos e Acessibilidade: Análise de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 20, n. 1, p. 147-162, Jan.-Mar, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382014000100011&script=sci_abstract&tlng=pt
SHIMAZAKI, Neide Mitiyo; TORRES, Patrícia Lupion; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz. A Produção De Recursos Educacionais Abertos (Rea) Em Libras No Ensino Superior. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.16, n.2, p. 364 – 392 abr./jun., 2018. e-ISSN: 1809-3876 Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
VILAR, Márcia. Estratégias de inclusão educacional desenvolvidas com alunos surdos na Rede Pública Municipal do Recife-PE. Dissertação de mestrado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/48579507.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.