Jogos verbais em um livro ilustrado: competência literária e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.05.p59

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Literatura Infantil, Ensino

Resumo

Este estudo consiste na análise de um livro ilustrado que apresenta e sugere ao leitor divertidos e espirituosos jogos verbais, brincadeiras com as palavras, bem como uma mistura entre línguas. Esses jogos funcionam como uma espécie de convite à criação, por parte do leitor, à medida em que este aprecia e se diverte com a obra. A análise apresenta os modos como se estabelecem a criação e o funcionamento linguístico desses jogos de linguagem, que constituem um adorável exercício de alteridade linguística e de inovação. Argumenta-se que esse exercício pode contribuir significativamente para a competência literária do leitor, bem como para o ensino dessa competência. A análise é feita considerando-se a noção de significante, conforme inicialmente descrito por Ferdinand de Saussure ([1916] 1995), e posteriormente redefinido por Jacques Lacan ([1955-56] 1998a, [1956-57] 1988b, [1964] 1988c, 1998).

Recebido em: 03/12/2019.
Aprovado em: 10/03/2020.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BELMIRO, C. A. Provocação e Imaginação: Diálogos entre Narração e Descrição na Literatura Infantil. Idioma, n. 27, p. 6-18, 2014.

CADERMATORI, L. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 2010.

COSSON, R. Literatura Infantil em uma Sociedade Pós-Literária: a Dupla Morfologia de um Sistema Cultural em Movimento. Pro.posições. 27, n. 2 (80), p. 47-66, 2016.

FURNARI, E. Felpo Filva. São Paulo: Moderna, 2010a.

___________. Trudi e Kiki. São Paulo: Moderna, 2010b.

___________. Travadinhas. São Paulo: Moderna, 2011.

HUNT, P. Crítica, Teoria e Literatura Infantil. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LACAN, J. O Seminário, Livro 3: As Psicoses. Rio de Janeiro: Zahar, (1988a) [1955-56].

__________. O Seminário, Livro 4: A Relação de Objeto. Rio de Janeiro: Zahar, (1988b) [1956-57].

__________. O Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, (1998) [1964].

__________. A Instância da Letra no Inconsciente. Escritos. Tradução Vera Ribeiro, Rio de Janeiro: Zahar, (1988c) [1957].

LURIE, A. Don't Tell the Grown-ups: Subversive Children`s Literature. Boston, Toronto, London: Little, Brown and Company Limited, 1990.

NIKOLAJEVA, M. Power, Voice and Subjectivity in Literature for Young Readers. NewYork, NY: Routledge, 2010a.

________________. Literacy, Competence and Meaning-making: a Human Sciences Approach. Cambridge Journal of Education, 40.2, p. 145-159, 2010b.

NODELMAN, P. Illustration and Picture Books. In: HUNT, P. (org.) International Companion Encyclopedia of Children's Literature. London, New York: Routledge, 1996, p. 113-124.

______________. The Hidden Adult: Defining Children's Literature. Baltimore: John Hopkins UP, 2008.

REYNOLDS, K. Radical Children's Literature - Future Visions and Aesthetic Transformations in Juvenile Fiction. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave Macmillan Ltd., 2007.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, (1995) [1916].

Downloads

Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Murce Filho, N. F. (2020). Jogos verbais em um livro ilustrado: competência literária e ensino. Educação Em Revista, 21(01), 59-74. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.05.p59