Construção da Identidade Docente: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.02.p9Palavras-chave:
Docência, Identidade docente, Revisão sistemáticaResumo
O presente estudo teve como objetivo apresentar e analisar por meio de revisão sistemática as produções acadêmicas de Dissertações e Teses sobre a construção da identidade docente. Nas buscas realizadas, foram encontrados 312 estudos. Após a leitura dos títulos ficaram 27 estudos. Após os resumos serem analisados a quantidade diminui para 14 e depois dos trabalhos lidos na íntegra chegamos ao total de 10 textos, sendo 9 Dissertações de Mestrado e apenas uma Tese de Doutorado. As dez produções acadêmicas escolhidas foram defendidas em oito Universidades, sendo sete públicas e uma considerada privada de caráter filantrópico. No que diz respeito a distribuição por regiões do país, temos cinco produzidos na região Sudeste (três no estado de Minas Gerais e dois em São Paulo), três na região Nordeste (Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte), um Sul (Paraná) e um na região Norte (Pará). Não foram encontrados estudos produzidos por Universidades na região Centro Oeste.
Recebido em: 27/11/2019.
Aprovado em: 04/03/2020.
Downloads
Referências
COUTO, Luana Lima Fonseca. “Será que eu quero mesmo ser professora?”: significações sobre a prática docente e sua relação com a constituição da identidade do professor. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Piauí. Teresina – PI.
DUARTE. Alisson José Oliveira. Processo de constituição da identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional de Minas Gerais. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba – MG.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. 1ª edição, São Paulo – SP. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. 2005.
DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Caderno de Pesquisa, v. 42, n.146, p. 351-367. Maio/ago. 2012.
FARIA, Igor Guterres. A construção da identidade docente na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Canoinhas. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. Curitiba – PR.
FILGUEIRA. Eliana da Silva. Eu, Professora Militante: A formação da identidade docente. 2018. 61 p. (Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró – RN.
GARCIA, M, M. Identidade docente. In: Oliveira, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010; CDROM
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 1ª Edição, Rio de Janeiro, RJ. Editora Lamparina. 2014.
LAWN, Martin. Os Professores e a Fabricação de Identidades. Currículo sem Fronteiras. v.1, n.2, pp. 117-130, Jul/Dez, 2001.
LEON. Diego dos Santos. Tornar-se professor: a construção da identidade profissional docente no ensino técnico. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba – MG.
LIMA, Roseli Ferreira; GENTIL, Heloisa Sales; MACHADO, Ilma Ferreira. Constituição de identidades na educação do campo. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; FELDFEBER, Myriam; SOUZA, Elizeu Clementino de. Educação, trabalho docente e justiça social: desafios para uma inclusão democrática. Belo Horizonte - BH, Editora Unika, 2015.
LINHARES, Felipe Lisboa. Atendimento Educacional Especializado: uma análise sobre a construção identitária de professores que atuam na sala de recursos multifuncionais. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Estado do Pará, Belém – PA.
MEDINA Eugênia Urra; PAILAQUILÉN, René Mauricio Barría. A revisão sistemática e a sua relação com a prática baseada na evidência em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.18, n.4, 2010.
MIRANDA. Luciane Helena Mendes de. A constituição identitária docente do professor de educação básica e a educação inclusiva. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo – SP.
SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista brasileira de fisioterapia. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007.
SILVA. Copérnico Mota da. Constituição da identidade dos professores e o significado da melhoria da qualidade da educação na escola diante das políticas educacionais contemporâneas. 2016. 206 f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de Alagoas, Maceió – AL.
SOUZA. Angelita de Fátima. Constituição da identidade profissional docente no curso de pedagogia a partir do estágio supervisionado. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba – MG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.