Construção da Identidade Docente: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2020.v21n01.02.p9

Palavras-chave:

Docência, Identidade docente, Revisão sistemática

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar e analisar por meio de revisão sistemática as produções acadêmicas de Dissertações e Teses sobre a construção da identidade docente. Nas buscas realizadas, foram encontrados 312 estudos. Após a leitura dos títulos ficaram 27 estudos. Após os resumos serem analisados a quantidade diminui para 14 e depois dos trabalhos lidos na íntegra chegamos ao total de 10 textos, sendo 9 Dissertações de Mestrado e apenas uma Tese de Doutorado. As dez produções acadêmicas escolhidas foram defendidas em oito Universidades, sendo sete públicas e uma considerada privada de caráter filantrópico. No que diz respeito a distribuição por regiões do país, temos cinco produzidos na região Sudeste (três no estado de Minas Gerais e dois em São Paulo), três na região Nordeste (Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte), um Sul (Paraná) e um na região Norte (Pará). Não foram encontrados estudos produzidos por Universidades na região Centro Oeste.

Recebido em: 27/11/2019.
Aprovado em: 04/03/2020.

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Biografia do Autor

Gildison Alves de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); professor visitante da Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso (FACE).

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA); professor da Universidade do Estado da Bahia (Jacobina, BA).

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Publicado

2020-04-27

Edição

Seção

Artigos