POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REFORMAS EM CURSO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2000.v1n1.9360Palavras-chave:
Políticas públicas, educação básica, reforma do EstadoResumo
O artigo fundamenta-se em pesquisa que desenvolve estudos dos procedimentos e impactos das reformas político-administrativas implementadas nas redes públicos de ensino fundamental no Estado de Minas Gerais na década de 90. Os dados obtidos confirmam uma tendência à municipalização pela tranferência de escolas estaduais para os governos municipais, queda na matrícula das séries iniciais na rede estadual e ampliação das mesmas nas redes municipais do Estado. Tais observações permitem constatar que ocorreram transformações significativas na conformação dos Sistemas Públicos de Minas Gerais nesta década, em relação ao atendimento direto às demandas do fluxo escolar nas séries iniciais, na composição e modalidade do corpo docente estadual e na capacidade de atendimento dos Sistemas Públicos Municipais.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.