FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alberto Albuquerque GOMES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9352

Palavras-chave:

formação de professores, educação básica, formação inicial, formação continuada

Resumo

O presente artigo tem como proposta refletir sobre a formação do profissional da Educação Básica. Considerando que este é um problema complexo, propusemos a análise a partir de vários pontos de vistas. Do ponto de vista dos estudiosos e administradores escolares, o problema pode ser analisado a partir da perspectiva de que o processo organizacional da escola deve ser revisto no sentido de abrir espaços mais adequados para formação inicial e formação em serviço possibilitando, ao futuro docente ou em formação, readequar suas condições profissionais às novas necessidades sociais. Do ponto de vista dos governantes, trata-se de um problema de gerenciamento da rede pública de ensino que precisa estar adequada à demanda, ou seja, racionalizada de acordo com o número de alunos a serem atendidos, o custo per capita e a disponibilidade orçamentária do agente financiador (no caso em análise, as prefeituras).Do ponto de vista das organizações sindicais e dos professores, a questão refere-se às condições de trabalho como salários, planos de carreira, espaços de capacitação na própria jornada de trabalho, garantia de concursos públicos, autonomia didático-pedagógica etc. Como se vê, a questão é deveras complexa e exige que haja uma articulação considerando­se a formação inicial, a formação continuada em serviço e as formas de acesso à profissão.

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Publicado

2019-10-21

Como Citar

GOMES, A. A. (2019). FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 4(4), 65–82. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9352

Edição

Seção

Artigos