FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2003.v4n4.9352Palavras-chave:
formação de professores, educação básica, formação inicial, formação continuadaResumo
O presente artigo tem como proposta refletir sobre a formação do profissional da Educação Básica. Considerando que este é um problema complexo, propusemos a análise a partir de vários pontos de vistas. Do ponto de vista dos estudiosos e administradores escolares, o problema pode ser analisado a partir da perspectiva de que o processo organizacional da escola deve ser revisto no sentido de abrir espaços mais adequados para formação inicial e formação em serviço possibilitando, ao futuro docente ou em formação, readequar suas condições profissionais às novas necessidades sociais. Do ponto de vista dos governantes, trata-se de um problema de gerenciamento da rede pública de ensino que precisa estar adequada à demanda, ou seja, racionalizada de acordo com o número de alunos a serem atendidos, o custo per capita e a disponibilidade orçamentária do agente financiador (no caso em análise, as prefeituras).Do ponto de vista das organizações sindicais e dos professores, a questão refere-se às condições de trabalho como salários, planos de carreira, espaços de capacitação na própria jornada de trabalho, garantia de concursos públicos, autonomia didático-pedagógica etc. Como se vê, a questão é deveras complexa e exige que haja uma articulação considerandose a formação inicial, a formação continuada em serviço e as formas de acesso à profissão.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.