A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito.
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7Palavras-chave:
Ensino técnico, Evasão escolar, Permanência e êxitoResumo
Este artigo trata da evasão escolar no ensino técnico-profissionalizante e é resultado de uma pesquisa de estágio pós-doutoral que teve como objeto de estudo os planos estratégicos de permanência e êxito dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Na primeira parte, são definidos e apresentados os planos estratégicos. Na segunda parte, eles são analisados em debate com a bibliografia. Por fim, são apresentadas algumas conclusões. A principal conclusão foi que nenhum plano estratégico de permanência e êxito questionou o projeto pedagógico dos institutos federais, sempre exaltado na literatura pelas inovações que se propôs, ainda que os altos números de evasão demonstrem que essa idealização não esteja condizendo com a realidade.
Recebido em: 10/06/2019
Aceito em: 18/07/2019
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Nota informativa 138. Informa e orienta as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 9 de julho de 2015.
_________. Ministério da Educação. Ofício circular 60. Encaminha Nota Informativa sobre construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos estudantes. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 17 de julho de 2015.
_________. Ministério da Educação. Documento orientador para a superação da evasão e retenção na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2014.
_________. Tribunal de Contas da União. Relatório de auditoria operacional TC 026.062/2011-9 realizada nas ações da Rede Federal de Educação Profissional. Dispõe sobre necessidade de aprimoramentos nas atuações relacionadas à evasão escolar, à interação com os arranjos produtivos locais e ao apoio à inserção profissional dos alunos. Brasília, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE. Plano estratégico institucional de permanência e êxito dos estudantes do IF Sul. Pró-Reitoria de Ensino. Pelotas, s/d.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO. Plano estratégico institucional de ações de permanência e êxito dos estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso – PEIAPEE – IFMT. Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Cuiabá, 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS. Plano estratégico institucional para permanência e êxito dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Pró-Reitoria de Ensino. Montes Claros, 2018.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ. Programa estratégico institucional de permanência e êxito de estudantes do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amapá-IFAP. Pró-Reitoria de Ensino. Macapá, 2016.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Plano estratégico para permanência e êxito dos estudantes do IFCE 2017-2024. Aprovado pela Resolução Consup 67, de 31 de julho de 2017. Pró-Reitoria de Ensino. Fortaleza, 2017.
PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 65, p. 72-77, mai./1988.
TIBALLI, Elianda Figueiredo Arantes. O fracasso escolar no pensamento educacional brasileiro. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.