A Contribuição do PIBID/Ciências Sociais para a Formação do Professor de Sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.02.p7

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pibid, Sociologia

Resumo

Diante da falta de mudanças significativas nos modelos formativos de professores, ainda é possível encontrar uma fragmentação entre os níveis de ensino, com uma pequena parcela do currículo para o diálogo entre universidade e educação básica. As formações aligeiradas e de baixo custo, em conjunto com currículos tradicionais, direcionam os professores a uma atuação limitada, distanciando-o das teorias, base para atuação mais qualificada na escola. Buscando articular a prática e a teoria na escola, surge o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2007, tendo como meta a formação inicial do professor da educação básica. Este texto é resultado de pesquisa desenvolvida no ano de 2016 e tem por objetivo analisar as contribuições do Pibid/Ciências Sociais, para o curso de licenciatura em Ciências Sociais, procurando ressaltar suas possibilidades e limites a serem superados. A partir de revisão bibliográfica e de trabalho de campo, foram realizadas entrevistas estruturadas com oito egressos e dois alunos participantes do projeto, com intuito de compreender suas vivências, opiniões e funcionamento do programa. Os resultados afirmam a importância do Pibid para formação docente, à superação do modelo de estágio tradicional e à melhoria do desempenho acadêmico do aluno.

Recebido em: 11/07/2017.
Aprovado em: 02/12/2018.

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Biografia do Autor

  • Luciana Aparecida de Araújo Penitente, Unesp Marília
    Pós-doutorada em Educação. Professora Assistente Doutor e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNESP-Marília
  • Letícia Bernal Martins, Unesp Marília
    Graduada em Ciências Sociais (UNESP-Marília). Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP-Marília)
  • Sueli Guadelupe de Lima Mendonça, Unesp Marília
    Doutora em Educação. Professora do Departamento de Didática e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências na UNESP-Marília.

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Publicado

2019-06-28

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Artigos

Como Citar

Penitente, L. A. de A., Martins, L. B., & Mendonça, S. G. de L. (2019). A Contribuição do PIBID/Ciências Sociais para a Formação do Professor de Sociologia. Educação Em Revista, 20(01), 7-24. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n1.02.p7