ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL NO SETOR DE HEMODIÁLISE INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE UM SERVIÇO EDUCACIONAL HOSPITALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.07.p91

Palavras-chave:

Doença renal crônica, Pedagogia Hospitalar, Educação Especial

Resumo

A criança com doença renal crônica possui necessidades específicas que limitam a sua participação aos espaços e atividades próprios da infância, principalmente a escola. A intervenção do pedagogo junto à esses pacientes durante as sessões de tratamento dialítico visam resgatar a possibilidade de continuidade de sua escolaridade. O objetivo da pesquisa foi oferecer o atendimento pedagógico-educacional às crianças com doença renal crônica em tratamento dialítico, no resgate do processo de escolarização e aprendizagem, buscando construir um espaço de atuação do pedagogo nesse novo contexto. A metodologia utilizada foi qualitativa, de cunho fenomenológico. Foram realizados atendimentos pedagógicos às crianças com doença renal crônica em tratamento dialítico no Hospital das Clínicas (FMRP/ USP), bem como contato com pais/ responsáveis e com os professores da escola de origem. Ao longo dos dois anos de atuação neste projeto foi possível despertar confiança e cumplicidade junto ao aluno-paciente para motivá-lo ao atendimento pedagógico na situação de hemodiálise e fortalecer a compreensão da importância de sua escolarização. A partir da compreensão sobre a contribuição da educação no hospital, a pesquisa trouxe dados relevantes que forneceram subsídios para avaliar e construir conhecimento sobre o trabalho do pedagogo junto à criança com doença crônica renal no hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Santos TINÓS

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Sheila Maria MAZER-GONÇALVES

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Rosangela Aparecida de SOUZA

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Tais FRANCO

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-11-06

Como Citar

TINÓS, L. M. S., MAZER-GONÇALVES, S. M., SOUZA, R. A. de, & FRANCO, T. (2017). ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL NO SETOR DE HEMODIÁLISE INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DE UM SERVIÇO EDUCACIONAL HOSPITALAR. Educação Em Revista, 18(2), 91–104. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.07.p91

Edição

Seção

Artigos