FOUCAULT E A EDUCAÇÃO: ENTRE O PODER DISCIPLINAR E AS TÉCNICAS DE SI (É POSSÍVEL EDUCAR PARA A LIBERDADE?)
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2018.v19n2.03.p27Palavras-chave:
Técnicas de si, Poder disciplinar, FoucaultResumo
Este texto trabalha dois conceitos teóricos relevantes de Foucault: poder disciplinar e técnicas de si. O objetivo é mostrar que a compreensão desses conceitos ajuda, certamente, a pensar o tipo de educação que se quer, pois a educação é peça importante dos dispositivos de poder-saber e das técnicas de si que formam a subjetividade humana. A hipótese é de que a educação escolar atrelada ao poder disciplinar produz subjetividades obedientes e dóceis; e a educação escolar atrelada às técnicas de si conduzem à formação de subjetividades autônomas. Para isso, busca-se uma articulação entre os conceitos de poder disciplinar e educação, e as técnicas de si e educação, como uma relação binária entre esses conceitos, de onde emerge um novo olhar para o contexto educacional a partir do trabalho teórico de Foucault. Isso permitiu apontar que é importante abrir mão do paradigma disciplinar no campo educacional e apostar mais em paradigmas que apontam para a liberdade, para a formação e para a autoformação, pois acredita-se na liberdade e jamais na sujeição, seja ela de que tipo for.
Recebido em: 18/07/2017.
Aprovado em:10/06/2018.
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