CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA: NOVOS CONTEXTOS E EXIGÊNCIAS CURRICULARES

Autores

  • JÉFERSON LUIS AZEREDO Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • ALEX SANDER SILVA Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) https://orcid.org/0000-0002-0945-9075
  • RICARDO LUIS BITENCOURT Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.08.p109

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino de Filosofia, Formação de professores, Deleuze

Resumo

O ponto central desta pesquisa é, a partir de problematização, analisar as concepções de aprendizagem de professores de Filosofia que atuam na Educação Básica, nível Médio. Para tanto, realizou-se estudos bibliográficos destacando as características das concepções de aprendizagem inatista, comportamentalista,
construtivista e histórico-cultural, bem como uma breve reflexão e relação da concepção de Gilles Deleuze no que tange ao que é a filosofia, quanto a sua relação especialmente com a produção de conceito e com a história geral e da filosofia. Ao mesmo tempo realizou-se um estudo sobre a Proposta Curricular de Santa Catarina referente a Filosofia.

Recebido em: 14/06/2016.
Aprovado em:30/05/2017.

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Biografia do Autor

JÉFERSON LUIS AZEREDO, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestre em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: jeferson@unesc.net

ALEX SANDER SILVA, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: alexsanders@unesc.net

RICARDO LUIS BITENCOURT, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Endereço eletrônico: rlb@unesc.net

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Publicado

2017-06-12

Como Citar

AZEREDO, J. L., SILVA, A. S., & BITENCOURT, R. L. (2017). CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FILOSOFIA: NOVOS CONTEXTOS E EXIGÊNCIAS CURRICULARES. Educação Em Revista, 18(1), 109–128. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.08.p109

Edição

Seção

Artigos