ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL DOS NEGROS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.07.p93Palavras-chave:
Legislação Educacional, Escola, História, NegrosResumo
O presente artigo é o resultado da busca por investigar e compreender o processo de implementação das legislações educacionais que atuam nas vidas de negros e negras no processo de educação formal. Neste delineia-se a defasagem entre o apregoado e o planejado e a realidade. Dessa forma, entendemos que as
legislações aqui estudadas representam um movimento de tensionamento rumo à democratização do currículo e da própria escola, pois possibilita que populações menos visíveis e valorizadas nessa instituição e em suas práticas sociais sejam reconhecidas em suas histórias, tomem voz, participem ativamente da constante construção e reconstrução do cotidiano escolar.
Recebido em: 06/10/2016.
Aprovado em: 24/02/2017.
Downloads
Referências
ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da instrução pública no Brasil (1500-1889). São Paulo: Educ, 2000.
ARAÚJO, Márcia Luiza Pires de. A escola primária da Frente Negra Brasileira em São Paulo (1931-1937). São Paulo: Ação Educativa, 2007.
BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e início do XX. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 79-91.
CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2000.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. [São Paulo]: [s.n], [1902].
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.1, n. 116, p. 245-262, jul. 2002.
CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 21-33.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v.1, n.23, p. 100-122, fev. 2007.
DUARTE, Adriano Luiz. Moralidade pública e cidadania: a educação nos anos 30 e 40. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 165-181, dez. 2000.
FONSECA, Dagoberto José. A história, o africano e o afro-brasileiro. In: PAULA, Benjamin Xavier de; PERON, Cristina Mary Ribeiro. Educação, história e cultura da África e afro-brasileira: teorias e experiências. Uberlândia: MG Proex UFU, 2008. p. 92-107.
GARCIA, Renísia Cristina. Identidade fragmentada – um estudo sobre a história do negro na educação Brasileira 1993-2005. Brasília/DF: Inep, 2007.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 15, p. 134-158, 2000.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning Edições, 2006.
KRAUSS, Juliana Souza; ROSA, Julio César. A importância da temática de História e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Antíteses, Londrina, v.3, n.6, p. 857-878, jul./dez. 2010.
NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, São Paulo, v. 19, n.1, p. 287-308, jun. 2007.
NUNES, Clarice. História da educação brasileira: novas abordagens de velhos objetos. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 6, p. 151-182, mar. 1992.
PEREIRA, Amauri Mendes. Escola – espaço privilegiado para a construção da cultura de consciência negra. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 35-48
PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Embates e contribuições do movimento negro à política educacional nas décadas de 1980 e 1990. In: OLIVEIRA, Iolanda de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Identidade negra. Pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003. p. 251-263
SANTANA, José Valdir Jesus de; MORAES, Jorlúcia Oliveira. História do negro na educação: indagações sobre currículo e diversidade cultural. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v.9, n. 103, p. 51-59, dez. 2009.
SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Cultura e educação a serviço da transformação social. In: MAGALDI, Ana Maria; ALVES, Cláudia; GONDRA, José Gonçalves (orgs.). Educação no Brasil: história, cultura e política. Bragança Paulista/SP: EDUSF. p. 123-134, 2005.
SANTOS, Sônia Querino dos Santos e; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Políticas públicas educacionais: antigas reivindicações, conquistas (lei 10.639) e novos desafios. Ensaio: Avaliação de Política Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v 16, n. 58, p. 95-112, jan./mar., 2008.
SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil - O papel do Congresso Nacional na legislação de ensino. Campinas: Autores Associados, 1999.
SILVA, Geraldo da; ARAÚJO, Marcia. Da interdição escolar às ações educacionais de sucesso: escolas dos movimentos negros e escolas profissionais, técnicas e tecnológicas. In: ROMÃO, Jeruse. (org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília/DF: Ministério da Educação, 2005. p. 65-78
SISS, Ahyas. Afro-brasilerios, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
VEIGA, Cynthia Greive. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 502-516, set./dez. 2008.
VIDAL, Diana Gonçalves. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico consistem na licença Creative Commons Attribution 4.0 International License: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.