ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL DOS NEGROS NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.07.p93

Palavras-chave:

Legislação Educacional, Escola, História, Negros

Resumo

O presente artigo é o resultado da busca por investigar e compreender o processo de implementação das legislações educacionais que atuam nas vidas de negros e negras no processo de educação formal. Neste delineia-se a defasagem entre o apregoado e o planejado e a realidade. Dessa forma, entendemos que as
legislações aqui estudadas representam um movimento de tensionamento rumo à democratização do currículo e da própria escola, pois possibilita que populações menos visíveis e valorizadas nessa instituição e em suas práticas sociais sejam reconhecidas em suas histórias, tomem voz, participem ativamente da constante construção e reconstrução do cotidiano escolar.

Recebido em: 06/10/2016.
Aprovado em: 24/02/2017.

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Biografia do Autor

  • MARCO BETTINE, Universidade de São Paulo

    Professor Associado da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Endereço eletrônico: marcobettine@gmail.com

  • LIVIA PIZAURO SANCHEZ

    Formada em Pedagogia pela USP. Mestre em Ciências, Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Endereço eletrônico: livia.sanchez@gmail.com

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Publicado

2017-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BETTINE, M., & SANCHEZ, L. P. (2017). ANÁLISE HISTÓRICA DAS LEGISLAÇÕES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO FORMAL DOS NEGROS NO BRASIL. Educação Em Revista, 18(1), 93-108. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n1.07.p93